Escrita e metacognição nas aulas de Matemática utilizando diários e mapas conceituais: benefícios para o processo ensino-aprendizagem

  • Maria do Carmo Costa Maciel Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0001-7409-2903
Palavras-chave: Estágio docente, Escritas e leituras, Metacognição

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar uma experiência de estágio docente supervisionado numa Escola pública da cidade de São Paulo-SP, nas turmas da 1ª série do Ensino Médio, de agosto a novembro/2011, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul. O Estágio se fundamentou nas potencialidades da escrita e leituras nas aulas de matemática e sua relação com a metacognição, conforme Powell; Bairral (2006), Lopes; Nacarato (2009), Maciel (2008) entre outros autores. Registrou-se envolvimento dos alunos com a matemática, melhorando sua relação com a professora que passou a pensar em novas estratégias de envolvimento de seus alunos com sua disciplina e sua metodologia de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGUSTA S., S. Explorações da linguagem escrita nas aulas de Matemática. In: LOPES, C.; NACARATO, A. M (Org.). Escritas e leituras na educação matemática. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CURI, E. Professores que ensinam Matemática: conhecimentos, crenças e práticas. São Paulo: Terracota, 2010.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: Percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FIORENTINI, D. História e investigações de/em aula de matemática. Campinas: Editora Alinea, 2006.

FREITAS, L. C. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petropolis-Rj: Vozes, 2009. (Coleção Fronteiras Educacionais).

KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, Campinas, V.4, n.5, p.99-120, jan./jun 1996.

LOPES, C. E.; CURI, E (Org.). Pesquisas em Educação Matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008.

MACIEL, D. M. A avaliação no processo ensino-aprendizagem de matemática, no ensino médio: uma abordagem formativa sócio-cognitivista. 2003. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Educação Matemática) – UNICAMP, Campinas, 2003.

MACIEL, D. M. Instrumentos metacognitivos de avaliação: uma ajuda efetiva à aprendizagem. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – SIPEMAT, 2, 2008, Recife-PE. Anais... 1 CD-ROM.

MACIEL, M. C. C.; MACIEL, D. M. A aprendizagem de matemática num processo de resgate da auto-estima e da afetividade pela matemática. In: Congresso Internacional de Ensino da Matemática – CIEM, 5, 2010, Canoas-RS. Anais... 1 CD-ROM.

MACIEL, M. C. C.; MACIEL, D. M. A. A escrita na formação continuada em educação matemática: instrumentos usuais de reflexão sobre a prática pedagógica. In: Congresso Brasileiro de Matemática, 2011a, São Paulo-SP. ANAIS... 1 CD-ROM.

MACIEL, M. C. C.; MACIEL, D. M. A. Os Mapas Conceituais e suas Potencialidades Pedagógicas numa Formação de Professores de Matemática. In Encontro Brasiliense de Educação Matemática – EBREM, 5, 2011b. Brasilia-DF. ANAIS... 1 CD-ROM.

PONTES, R. C. M A. escrita de diários em aulas de Matemática: espaço de formação e aprendizagem de publicado In:Congresso de Leitura do Brasil – COLE, 16, 2007, Campinas-SP. Anais... Disponível em http://www.alb.com.br/anais16/sem15dpf/sm15ss05_01.pdf

POWELL, A.; BAIRRAL, M. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2006. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

RODRÍGUEZ, J. G. Evaluacion en matemática: una integracion de perspectivas. Madrid: Editorial Sintesis, 1997.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZEICHNER, K. M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico In: GERALDI, Corinta M.; FIORENTINI, Dario & PEREIRA, Elisabete M. (orgs.) Cartografia do trabalho docente: professor (a)-pesquisador (a). Campinas, Mercado de Letras, ABL, 1998, p. 207-236.

Publicado
2012-10-01
Como Citar
MACIEL, M. DO C. C.; MACIEL, M. D.; LOPES, C. E. Escrita e metacognição nas aulas de Matemática utilizando diários e mapas conceituais: benefícios para o processo ensino-aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 478-487, 1 out. 2012.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>