Trigonometria: conhecimento de conteúdo e de ensino fundamentados em uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a25Palavras-chave:
Trigonometria, Conhecimento do Professor, Estratégias Didático-Pedagógicas, EnsinoResumo
A Trigonometria é requisito para outros conhecimentos da Matemática e de distintas áreas da Ciência. Embora esse tema integre grande parte do currículo da escolaridade básica, para pesquisadores da Educação Matemática, pouco é efetivamente apreendido por alunos. Esse contexto motivou um estudo bibliográfico e descritivo baseado em uma revisão sistemática de literatura visando identificar: conhecimentos de professores acerca de conteúdos de Trigonometria e seus requisitos e estratégias de ensino de Trigonometria que vêm sendo implementadas na educação básica. Dez trabalhos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão impostos pelo protocolo. Os resultados, em termos de conhecimento de conteúdo, sinalizam compreensão limitada sobre os conceitos de Trigonometria pelos professores. Quanto às estratégias de ensino, os trabalhos investigados enfatizam situações didáticas, materiais manipuláveis e recursos tecnológicos. Pela importância do tema para a comunidade escolar e acadêmico-científica, recomendamos investigações que examinem conhecimentos já existentes criando estratégias para abordagem do tema.
Downloads
Referências
ALAJMI, Amal Hussain. Addressing computational estimation in the Kuwaiti curriculum: Teachers’ views. Journal of Mathematics Teacher Education, v.12, n. 4, p. 263-283, aug. 2009.
ALAJMI, Amal Hussain. How do elementary textbooks address fractions? A review of mathematics textbooks in the USA, Japan, and Kuwait. Educational Studies in Mathematics, v. 79, n. 2, p. 239-261, feb. 2012.
BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey Charles. Content Knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, nov. 2008.
BERLANDA, Juliane Carla. Mobilizações de Registros de Representação Semiótica no Estudo de Trigonometria no Triângulo Retângulo com o Auxílio do Software Geogebra. 2017. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) ― Centro de Ciências Naturais e Exatas. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do Ensino Médio, Etapa II – Caderno V: Matemática. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEB, 2000.
BISOGNIN, Eleni; BISOGNIN, Vanilde. Modelagem Matemática: uma análise do conhecimento matemático para o ensino. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 1-19, 2021.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
CABRAL, Camila Inês Ribeiro. Utilização do Geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) ― Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.
ESCOLANO, Rafael; GAIRÍN, José María. Modelos de medida para la enseñanza del número racional en Educación Primaria. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Colombia, v. 1, p. 17-35, mar. 2005.
ESPINOSA, Gisela Montiel; CORTÉS, Gonzalo Jácome. Significado Trignométrico en el Profesor. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 50, p.1193-1216. dez. 2014.
FARIAS, Severina Andréa Dantas de. Ensino-aprendizagem de Triângulos: um estudo de caso no curso de licenciatura em matemática a distância. 2014. 213f. Tese (Doutorado em Educação) ― Centro de Educação. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba.
FIORENTINI, Dario. Rumos da Educação Matemática: o professore as mudanças didáticas e curriculares. In: SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS FEIRAS CATARINENSES DE MATEMÁTICA, 2., 2002, Brusque. Anais. Brusque: FURB, 2002, p. 13-20.
GAMA, Paulo Ferreira da. Uma sequência didática para o ensino da função seno. 2020. 214f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) ― Centro de Ciências Sociais e Educação. Universidade do Estado do Pará. Belém.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Severino Carlos. Elaboração e Aplicação de Uma Sequência de Atividades para o Ensino da Trigonometria numa Abordagem Histórica. 2011. 93f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais e Matemática) ― Centro de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal.
HILL, Heather; BLUNK, Merrie; CHARALAMBOUS, Charalambos; LEWIS, Jennifer; PHELPS, Geoffrey; SLEEP, Laurie; BALL, Deborah Loewenberg. Mathematical Knowledge for Teaching and the Mathematical Quality of Instruction: An Exploratory Study. Cognition and Instruction, v. 26, p. 430-511, oct. 2008.
HILL, Heather; BALL, Deborah Loewenberg; BASS, Hyman; BLUNK, Merrie; BRACH, Katie; CHARALAMBOUS, Charalambos; COLE, Yaa; DEAN, Carolyn; DELANEY, Seán; ESKELSON, Sam; GOFFNEY, Imani Masters; LEWIS, Jennifer; PHELPS, Geoffrey; SLEEP, Laurie; THAMES, Mark; ZOPF, Deborah. Measuring the Mathematical quality of instruction: Learning Mathematics for Teaching Project. Journal for Mathematics Teacher Education, v. 14, n. 1, p. 25-47, 2011.
KLINE, Morris. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: Ibrasa, 1976.
LAUDANO, Francesco. Visual argumentations in teaching trigonometry. Annales Mathematicae et Informaticae, Hungria, v. 54, p. 183–193, 2021.
MANSUR, Daniel Redinz; ALTOÉ, Renan Oliveira. Ferramenta Tecnológica para Realização de Revisão de Literatura em Pesquisas Científicas. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, Vitória, v. 10, n. 1, p. 8-28, 2021.
MARTIN, Michael; MULLIS, Ina; BEATON, Albert; GONZALEZ, Eugenio; SMITH, Teresa; KELLY, Dana. Mathematics achievement in the middle school years: IEA’s Third International Mathematics and Science Study (TIMSS). Center for the Study of Testing, Evaluation, and Educational Policy, Bonston, p. 1-211, june 1997.
MEDEIROS, Zildomar Rodrigues de. O ensino dos conceitos básicos de trigonometria no triângulo retângulo com o uso do software educacional GeoGebra. 2018. 142f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) ― Centro de Ciências Sociais e Educação. Universidade do Estado do Pará. Belém.
MIRANDA, Roberto da Rocha. Uma proposta para o ensino de trigonometria a partir do uso de quadrinhos como recurso didático. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) ― Centro de Ciências. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza.
NACARATO, Adair Mendes. A definição de seno apresentada nos livros didáticos de matemática no século XX. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 5., 2003, Rio Claro. Anais do V SNHM. Rio Claro: UNESP, 2003, p. 205-213.
NACARATO, Adair Mendes; SANTOS, Renato Tim dos. Espaços alternativos de formação: quando graduandos em matemática e professores em exercício compartilham experiências sobre o ensino de trigonometria. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 63-90, 2004.
OLIVEIRA, Francisco Canindé de. Dificuldades no processo de ensino aprendizagem de trigonometria por meio de atividades. 2006. 74f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) ― Centro de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal.
PATRIARCA, Fábio Henrique. Contribuições do Programa M@tmídias para a Integração de Tecnologias às aulas de Trigonometria no Ensino Médio. 2016. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) ― Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo.
PEREIRA, Celia Alves; SANDMANN, André. Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações. 2015. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) ― Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira.
POMPEI, Luciano de Melo. Descritores ou palavras-chave nas bases de dados de artigos científicos. FEMINA, São Paulo, v. 38, n. 5, p. 231-232, 2010.
RANGEL, Leticia; GIRALDO, Victor Augusto; MACULAN, Nelson. Matemática elementar e conhecimento de matemática para o ensino: um estudo colaborativo sobre números racionais. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2015, Chiapas, Anais do XIV CIAEM. Chiapas: Universidad del Valle de México. p. 1-10.
REYS, Barbara; CHVAL, Kathryn Bouchard; DINGMAN, Shannon; MCNAUGHT, Melissa; REGIS, Troy; TOGASHI, Junko. Grade-Level Learning Expectations: A New Challenge for Elementary Mathematics Teachers. Teaching Children Mathematics, v. 14, n. 1, p. 6-11, aug. 2007.
SANTOS, Kátia Gonçalves dos; SOUZA, Luciana Gonçalves Silva. A importância do IBICT para a divulgação científica brasileira. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 3-18, jul./dez. 2016.
SCHMIDT, William; MCKNIGHT, Curtis; RAIZEN, Senta. A splintered vision: An investigation of U.S. science and mathematics education. Kluwer, 1997.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de Leda Beck. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014.
SILVA, Luiz Carlos Soares da. O Ensino de Relações Trigonométricas por Atividades. 2019. 357f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) ― Centro de Ciências Sociais e Educação. Universidade do Estado do Pará, Belém.
SOBRINHO, Dimitrie Hristov. O ensino de funções trigonométricas através da resolução de problemas. 2015. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) ― Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias. Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba.
SOUSA, Helenita de Jesus de; COUTO, Maria Elizabete Sousa. Desenvolvimento profissional de professores: um olhar para o ensino de Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-25, 2021.
SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de; POWELL, Arthur Belford. How do textbooks from Brazil, the United States, and Japan deal with fractions? Acta Scientiae, Canoas, v. 23, n. 4, p. 77-111, jul./aug. 2021.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas,1987.
VIGANÓ, Vanessa Cristina Rech. Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria. 2015. 144f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) ― Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.