Enfoque CTS sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de Angola

Autores

  • Gilberto Patrocínio Universidade Cruzeiro do Sul
  • Orlando Ferreira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.405

Palavras-chave:

Angola, Educação, TICs

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, elaborar uma análise sistematizada sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o Ensino à Distância no desenvolvimento da República de Angola. Atualmente Angola, como um dos mais importantes países africanos, protagonista da União Africana (UA), se encontra em amplo desenvolvimento e reconstruindo-se social, econômica e politicamente. Nesse processo, a Educação torna-se elemento essencial e, aliada a uma proposta de inserção por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), prossegue para a conquista de um futuro, processo onde a Ciência e Tecnologia se aplicam em benefício de uma sociedade, uma verdadeira ação CTS. Neste esforço foram analisados os aspectos mais sensíveis da realidade angolana, procurando identificar os principais pontos que demandam a dependência de importações no setor das TICs, foram expostas também as iniciativas e estratégias fundamentais para a implementação de uma indústria das TICs na República de Angola. Foi apresentado também o centro principal da rede angolana de Ensino à Distância (EAD) e seus principais parceiros. E como proposta de aplicação, foi levado em consideração a indicação de parcerias entre a Universidade Cruzeiro do Sul e a Universidade Agostinho Neto (UAN) para a Educação à Distância.

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Referências

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

PATROCÍNIO, G.; FERREIRA, O.; SCHIMIGUEL, J.; SILVEIRA, I. F. Enfoque CTS sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de Angola. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 467-477, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.405. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/405. Acesso em: 3 out. 2022.

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