Uma análise do conteúdo de razão e proporção em livros didáticos do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a18

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Razão e Proporção, Livro Didático

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como desenvolve-se o conteúdo de razão e proporção nos livros didáticos do Ensino Fundamental, comparando a edições anteriores e posteriores à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As duas coleções analisadas foram escolhidas por possuírem o maior número de exemplares comprados em todo o Brasil. Para a análise de caráter qualitativo, foram elaborados sete critérios que visam o estudo do conteúdo e das atividades. Foram pontuadas as principais mudanças entre as coleções e a concordância da última edição com relação às habilidades listadas na BNCC. Concluiu-se que: uma das coleções, a edição anterior à BNCC, está compatível com o esperado e os livros anteriores à BNCC demonstraram maior preocupação na abordagem do conteúdo. Os livros atuais contêm o que se considera o mínimo para estarem de acordo com a habilidade destacada na BNCC.

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Publicado

2023-01-20

Como Citar

LAZZARETTI, R.; MATHIAS, C. V. Uma análise do conteúdo de razão e proporção em livros didáticos do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a18. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/4059. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos