Enfoque CTS sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de Angola
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.405Palavras-chave:
Angola, Educação, TICsResumo
O presente artigo tem como objetivo, elaborar uma análise sistematizada sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o Ensino à Distância no desenvolvimento da República de Angola. Atualmente Angola, como um dos mais importantes países africanos, protagonista da União Africana (UA), se encontra em amplo desenvolvimento e reconstruindo-se social, econômica e politicamente. Nesse processo, a Educação torna-se elemento essencial e, aliada a uma proposta de inserção por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), prossegue para a conquista de um futuro, processo onde a Ciência e Tecnologia se aplicam em benefício de uma sociedade, uma verdadeira ação CTS. Neste esforço foram analisados os aspectos mais sensíveis da realidade angolana, procurando identificar os principais pontos que demandam a dependência de importações no setor das TICs, foram expostas também as iniciativas e estratégias fundamentais para a implementação de uma indústria das TICs na República de Angola. Foi apresentado também o centro principal da rede angolana de Ensino à Distância (EAD) e seus principais parceiros. E como proposta de aplicação, foi levado em consideração a indicação de parcerias entre a Universidade Cruzeiro do Sul e a Universidade Agostinho Neto (UAN) para a Educação à Distância.
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