Análise das concepções e expectativas dos estudantes dos cursos de Pedagogia, Administração e Recursos Humanos acerca da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.401Palavras-chave:
Pesquisa CTS, Educação, Concepções CTSResumo
Previsto nos currículos de ensino desde 1960, o enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ainda tem sido pouco implementado. Definido como meta a ser atingida em todos os níveis de ensino até 2014, no Brasil se tornam necessárias ações para se colocar em prática aquilo que vem sendo protelado ao longo dos anos. Resultado dos esforços de professores e estudantes do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul surgiu o desafio de disponibilizar uma disciplina específica tratando os conceitos CTS, oferecida em caráter optativo especial, inicialmente para estudantes do curso de Pedagogia e, posteriormente, devido ao interesse de alguns estudantes, ao curso de Administração e Recursos Humanos da instituição. Esta pesquisa tem como objetivos avaliar a mudança das concepções iniciais dos estudantes sobre CTS e suas expectativas em relação à disciplina. O levantamento das concepções prévias dos estudantes evidenciou o grande desconhecimento dos mesmos sobre o tema. Os relatos revelam concepções que se aproximam do modelo linear de desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Quanto às expectativas geradas em torno da disciplina, destacam-se os desejos de expansão do conhecimento para possíveis aplicações na vida pessoal e profissional.
Downloads
Referências
AULER, D; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 1, p. 1-13, jun. 2001.
AULER, D; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.
BAZZO, W; LISINGEN, I. V; PEREIRA, L. T. do V. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero América. OEI Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Espanha: Madrid, 2003.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CHRISPINO, A. O Enfoque CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade e Seus Impactos no Ensino. Tecnologia & Cultura. n. 13. p. 7-17, jul/dez. 2008.
LUZ, S. L. C; ARAÚJO, M. S. T. Concepções de estudantes do Ensino Médio acerca de relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). In: MACIEL, M. D; AMARAL, C. L. C; GUAZZELLI, I. R. B. Ciência, Tecnologia e Sociedade: pesquisa e ensino. São Paulo: Terracota. p. 137-156, 2010.
PITHAN, S.S; FENSTERSEIFER, P.E. Currículo e formação profissional na educação superior. Revista E-Curriculum, , v. 4, n. 1,p.1-17, 2008.
SANTOS, W. L. P; MORTIMER, E. F. Uma análise dos pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. V. 2, N. 2, p. 1-23, dez. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.