Abordagem de temas de Educação Ambiental sob o enfoque CTSA no Ensino Médio no município de Barueri-SP

Autores

  • Paulo Antonio Villas Boas Silva Universidade Cruzeiro do Sul e E.E.P.S.G. Deputado Caio Prado Junior
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0002-0088-8973

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.400

Palavras-chave:

CTSA, Educar pela Pesquisa, Pesquisa-ação

Resumo

O presente artigo relata uma experiência com ensino CTSA, realizada durante uma pesquisa de Dissertação de Mestrado em ensino de Ciências, desenvolvida na Universidade Cruzeiro do Sul. Com base nos preceitos do Educar pela Pesquisa e da Pesquisa-Ação, realizamos uma intervenção pedagógica em uma escola pública da cidade de Barueri, São Paulo, na disciplina de Física, no decorrer do ano letivo de 2009, envolvendo 145 alunos de três séries do Ensino Médio. Abordamos, através de pesquisa orientada em sala de aula, a investigação dos seguintes temas centrais: energias alternativas, lixo, água e problemas ambientais. Durante esta intervenção, foram realizados seminários, visita de campo e uma peça de teatro. Através dos resultados obtidos neste trabalho, consideramos que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de compreensão de conceitos da Física e do modo como estes se relacionam com a vida cotidiana, favorecendo-lhes, assim, o exercício da cidadania e a participação social crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

SILVA, P. A. V. B.; ARAÚJO, M. S. T. de. Abordagem de temas de Educação Ambiental sob o enfoque CTSA no Ensino Médio no município de Barueri-SP. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 431-443, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.400. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/400. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)