Avaliação de softwares matemáticos quanto a sua funcionalidade e tipo de licença para uso em sala de aula

Autores

  • Rosana dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Aline Brum Loreto Universidade Federal de Pelotas
  • Juliano Lucas Gonçalves Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v1i1.4

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Internet, Licença de Software, Software, Software Livre

Resumo

Devido à grande disponibilidade de softwares matemáticos na Internet, surgem alguns problemas como: identificar aqueles que possuem ou não custos para sua aquisição, verificar se um determinado software prove recursos a um determinado conteúdo de matemática e se este é indicado para ser utilizado em uma determinada série de ensino. Neste contexto, o presente artigo possui como objetivos: apresentar conceitos dos diferentes tipos de softwares e licenças – para que o profissional envolvido no processo educacional possua condições de diferenciar os tipos de softwares existentes na Internet, escolhendo aquele que não apresente custos e que ainda possua recursos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na área de matemática – realizar a identificação e classificação de softwares de matemática – destacando os que se enquadram nas categorias de código aberto, gratuitos ou livres – e indicar as séries de ensino e conteúdos de matemática de cada software classificado.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

SANTOS, R. dos; LORETO, A. B.; GONÇALVES, J. L. Avaliação de softwares matemáticos quanto a sua funcionalidade e tipo de licença para uso em sala de aula. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 47–65, 2010. DOI: 10.26843/rencima.v1i1.4. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/4. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos