Os gestos realizados pelos professores ao ensinarem o conteúdo de ângulos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a18

Palavras-chave:

Gestos, Ângulo, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo, apresenta-se os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que buscou identificar e classificar os gestos realizados por professores da Educação Básica ao ensinarem geometria. O foco deste trabalho são os gestos realizados por dois professores de 7º ano do Ensino Fundamental ao explicarem o conteúdo de ângulos. Para isso, foram realizadas gravações de suas aulas. Após identificar os gestos, eles foram classificados segundo as categorias propostas por Edwards (2003), as quais são baseadas em McNeill (1992). Por registrarem no quadro as imagens e as definições necessárias para a compreensão do conteúdo, os gestos serviram como um aliado durante a explicação dos professores. Assim, foi identificado que ambos os professores utilizaram, em sua maioria, gestos que localizavam o ente geométrico no quadro. Além disso, realizaram a construção dos entes geométricos por meio de gestos no ar ou reforçando os contornos do desenho que os representavam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALIBALI, Martha W; YOUNG, Andrew G; CROOKS, Noelle M; YEO, Amelia; WOLFGRAM, Matthew S; LEDESMA, Iasmine M; MITCHELL, Nathan J; CHURCH, Ruth Breckinridge; KNUTH, Eric J. Students learn more When teacher has learned to gesture effectively. Gesture, v. 13, n. 2, p. 210-233, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CASTRO, Laura Tiemme de; RODRIGUES, Gustavo Rosas; MATHIAS, Carmen Vieira; HACKENHAAR, Alexandre Jardel Schweig; LEIVAS, José Carlos Pinto. Geometria em Ação: uma proposta de aplicação online. In: MOSTRA GAÚCHA DE PRODUTOS EDUCACIONAIS, 5, 2021, Santa Maria. Anais da 5ª Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2021, p. 1-8.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COSTA, Conceição. Gesto, janela para exteriorizar o pensamento visual-espacial. In: MATOS, José Manuel, DOMINGOS, António, CARVALHO, Carlos, TEIXEIRAS, Paula Cristina (Org). Investigação em Educação Matemática: Comunicação no Ensino e na Aprendizagem da Matemática, Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2010, p. 128-150.

COSTA, Conceição. Visualização, veículo para a educação em geometria. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2012. Anais do IX Encontro de Investigação em Educação Matemática. Fundão: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2000, p. 157-184.

EDWARDS, Laurie D. A Natural History of Mathematical Gesture. American Educational Research Association Annual Conference. Chicago, v. 13, p. 1-21, 2003.

FLORES, Cláudia Regina; WAGNER, Débora Regina; BURATTO, Ivone Catarina Freitas. Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 31-45, 2012.

KASTENS, Kim A; AGRAWAL, Shruti; LIBENS, Lynn S. Research methodologies in Science education: The role of gestures in geoscience teaching and learning. Journal of Geoscience Education, v. 56, n. 4, p. 362-368, 2008.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. 2009. 294f. Tese (Doutorado em Educação) — Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

LEIVAS, José Carlos Pinto; MATHIAS, Carmen Vieira. Os gestos no ensino e na aprendizagem de geometria. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 139-159, 2021.

MCNEILL, David. Hand and Mind: What Gestures Reaveal about Thought. 1 ed., Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 2018.

SANTOS, Lozicler Maria Moro dos; ALVES, Marcos Alexandre. Pesquisa e reflexão sobre a formação e a prática docente: uma percepção dos egressos do PIBID/Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 1-22, jul./set. 2021.

SILVA, Luciano Racts Claudio da.; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Métodos de ensino em Ciências e Matemática na Educação Básica: como pensam e atuam os professores?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1-17, jan./mar. 2022.

SILVA NETO, Arcelino Bezerra da. Multimodalidade e produção de significados sobre representação estrutural química: aportes metodológicos para a análise gestual na sala de aula. 2016. 185f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – modalidade Química) — Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo. São Paulo.

SOARES, Gabriel de Oliveira; CASTRO, Laura Tiemme de; STEFANELLO, Ana Paula; LEIVAS, José Carlos Pinto. O jogo “Geometria em Ação” na Licenciatura em Matemática: (re)visitando conceitos geométricos através de gestos. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, Petrolina, v. 11, n. 24, p. 248–275, 2021.

SOARES, Gabriel de Oliveira; LARA, Débora da Silva de; STEFANELLO, Ana Paula; LUTZ, Mauricio Ramos; LEIVAS, José Carlos Pinto. Geometria em Ação: estudando matemática por meio de gestos. In: MOSTRA GAÚCHA DE PRODUTOS EDUCACIONAIS, 5, 2021, Santa Maria. Anais da 5ª Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2021, p. 1-8.

ZHAO, Jing. Using gestures and body movements for thinking and learning. 2018. 139 f. Tese (Doctor of Philosophy) — Columbia University, New York.

Downloads

Publicado

2022-11-19

Como Citar

CASTRO, L. T. de; LEIVAS, J. C. P. Os gestos realizados pelos professores ao ensinarem o conteúdo de ângulos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n5a18. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3993. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos