O enfoque CTS no ensino de Ciências: narrativas de licenciandos do PIBID/UFABC

Autores

  • Paula Aparecida Borges de Oliveira Universidade Federal do ABC
  • Mirian Pacheco Silva Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.399

Palavras-chave:

CTS, Formação de Professores, PIBID

Resumo

O ensino de Ciências enfrentou diversas mudanças no decorrer dos anos. É impossível discutir esta questão sem considerar todo o contexto histórico da sociedade. Portanto, este estudo apresenta um resultado prévio de uma pesquisa de mestrado em andamento, que se insere na temática da formação de professores com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Para o seu desenvolvimento, a questão norteadora da pesquisa foi: Conte como o enfoque CTS permeou os momentos de planejamento, preparação e ministração de aulas no PIBID. A metodologia seguiu os princípios da narrativa. Como resultados são apresentados dados de duas entrevistas que foram realizadas com alunas bolsistas do PIBID. Embora este artigo não apresente a conclusão da pesquisa, visa contribuir com debates e discussões de pesquisas relacionadas ao projeto PIBID e também ao processo de ensino e aprendizagem com enfoque CTS.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

OLIVEIRA, P. A. B. de; SILVA, M. P. O enfoque CTS no ensino de Ciências: narrativas de licenciandos do PIBID/UFABC. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 314–322, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.399. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/399. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos