Construção dos saberes docentes e identidade docente de residentes no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a06Palavras-chave:
Saberes do Docente, Identidade Profissional, Tecnologia do Ensino a Distância, Residência PedagógicaResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar e compreender a construção dos Saberes Docentes, bem como da Identidade Docente de residentes pedagógicos durante o ensino remoto decorrente do Covid-19 (2020/2021). A obtenção de dados se deu através de questionário com oito perguntas abertas e fechadas baseadas nas ideias de Tardif (2002), Pimenta (1996) e Campos (2007), os participantes da pesquisa se tratam de residentes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha — São Vicente do Sul. A diminuta participação de alunos relatada por grande parte dos residentes representou a principal dificuldade para construir os próprios saberes e principalmente a própria identidade em um ambiente de ensino remoto. Inferimos as dificuldades de se trabalhar o ensino de forma remota no ensino básico, uma vez que pequenas parcelas de alunos possuem acesso a recursos digitais, além da necessidade de maiores investimentos e formações voltadas nessa perspectiva.
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