Modelo exploratório de resolução de problemas na formação inicial de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a08

Palavras-chave:

Tarefas de Resolução de Problemas, Prática como Componente Curricular, Experimento de Design, Estudos de Implementação em Educação Matemática

Resumo

Este artigo trata da implementação de estudos em Educação Matemática, mais especificamente, do Modelo Exploratório de Resolução de Problemas (MERP), na formação inicial de professores de matemática, na abrangência das horas de prática como componente curricular.  A metodologia de pesquisa baseada em design apoiou este processo de implementação. As tarefas de resolução de problemas, baseadas na perspectiva do MERP, constituíram uma proposta relevante na formação inicial de professores, pois os estudantes tiveram a oportunidade de conjecturar, explicar e produzir argumentos matemáticos e justificá-los; construir ideias, partindo das ideias uns dos outros, contribuindo para o desenvolvimento de sua capacidade e da vontade de se engajar com a matemática, resultando em uma identidade positiva como produtor de matemática e dando sentido aos processos de ensino por meio dos discursos dos colegas universitários.

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Publicado

2022-10-01

Como Citar

MARCATTO, F. S. F. Modelo exploratório de resolução de problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 1–23, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n5a08. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3946. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

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Artigos