Raciocínio matemático em documentos e orientações curriculares: o que a literatura destaca?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a03

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Orientações Curriculares, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

Este estudo destaca o que a literatura publicada nos últimos 5 anos aponta sobre o raciocínio matemático (RM) no que tange aos documentos e orientações curriculares nacionais e internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa bibliográfica com utilização de critérios pré-estabelecidos para seleção das publicações. Ao todo, 24 artigos foram selecionados e três aspectos são discutidos nas análises: (i) identificação de documentos e orientações curriculares que fazem menção ao RM, (ii) como ocorre a menção ao RM, e (iii) discussões e orientações didáticas. Os resultados indicam que a presença do termo RM nos documentos e orientações curriculares ainda é polissêmica, e que os pesquisadores não apresentam uma definição ou uma direção para seu efetivo desenvolvimento no contexto escolar. Neste sentido, é importante relacionar a formação de professores, os documentos curriculares e as práticas que possam contribuir para o desenvolvimento do RM dos estudantes.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

GROSS, G. F. S.; SOUZA, A. V. P.; TREVISAN, A. L. Raciocínio matemático em documentos e orientações curriculares: o que a literatura destaca?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a03. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3940. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos