Raciocínio matemático em documentos e orientações curriculares: o que a literatura destaca?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a03

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Orientações Curriculares, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

Este estudo destaca o que a literatura publicada nos últimos 5 anos aponta sobre o raciocínio matemático (RM) no que tange aos documentos e orientações curriculares nacionais e internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa bibliográfica com utilização de critérios pré-estabelecidos para seleção das publicações. Ao todo, 24 artigos foram selecionados e três aspectos são discutidos nas análises: (i) identificação de documentos e orientações curriculares que fazem menção ao RM, (ii) como ocorre a menção ao RM, e (iii) discussões e orientações didáticas. Os resultados indicam que a presença do termo RM nos documentos e orientações curriculares ainda é polissêmica, e que os pesquisadores não apresentam uma definição ou uma direção para seu efetivo desenvolvimento no contexto escolar. Neste sentido, é importante relacionar a formação de professores, os documentos curriculares e as práticas que possam contribuir para o desenvolvimento do RM dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFRICA. Curriculum and Assessment Policy Statement (CAPS). Department Basic Education Republic of South Africa, 2018.

ALMUNA SALGADO, Felipe J. O papel do contexto e da familiaridade do contexto sobre os problemas matemáticos. Revista Latinoamericana de investigação en matemática educativa, v. 20, n. 3, p. 265-292, 2017.

AUSTRÁLIA. Curriculum Australian. Assessment and Reporting Authority (ACARA), 2017.

BOESEN, Jesper; LITHNER, Johan; PALM, Torulf. Assessing mathematical competencies: an analysis of Swedish national mathematics tests. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 62, n. 1, p. 109-124, 2018.

BRAGG, Leicha; HEBERT, Sandra; DAVIDSON, Aylle. Identifying, promoting, and assessing reasoning focused on analysing. Australian Primary Mathematics Classroom, 23(2), 3-7, 2018.

BRAGG, Leicha; HERBERT, Sandra. What can be learned from teachers assessing mathematical reasoning: A case study. Making Waves, Opening Spaces. Annual Meeting of the Mathematics Education Research Group of Australasia (MERGA). p. 178-185, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina de Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRODIE, Karin. Teaching mathematical reasoning in secondary school classrooms. 1 ed. New York, NY: Springer, 2010.

CAMPOS, Marcia Azevedo; FARIAS, Luiz Márcio Santos. A educação algébrica e a resolução de problemas numéricos no 6º. ano do Ensino Fundamental: prelúdio ao pensamento algébrico. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 21, n. 3, p. 143-166, 2019.

CARNEIRO, Luís Felipe Gonçalves; ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira; TREVISAN, André Luis. Procedimientos metodológicos en la investigación del razonamiento matemático de estudiantes cuando resuelven tareas exploratorias. Paradigma, v. 43, n. 2, p. 132-157, 2022.

CARNEIRO, Luís Felipe Gonçalves; ARAMAN, Eliane Maria Oliveira; SERRAZINA, Maria de Lourdes. Processos do raciocínio matemático mobilizados por estudantes de 6o ano do Ensino Fundamental ao resolverem uma tarefa de Geometria. Jornal Internacional de Estudos Em Educação Matemática. Londrina, v.13, n.1, p. 35-45, 2020.

CHEESEMAN, Jill; DOWNTON, Ann; ROCHE, Anne; FERGUSON, Sarah. Investigating young students’ multiplicative thinking: the 12 little ducks problem. The Journal of Mathematical Behavior, v. 60, p. 1-16, 2020.

DIAS, Audrey Rodrigues Santos; ASSIS, Alice. O jogo de papéis como recurso lúdico colaborativo à interpretação e solução de problemas matemáticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1-20, 2021.

DIAS, Marcelo de Oliveira; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Habilidades Matemáticas na Base Nacional Comum Curricular: Vislumbrando Caminhos Analíticos. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 32-41, 2021.

DREYFUS, T.; KOUROPATOV, A.; RON, G. Research as a resource in a high-school calculus curriculum. ZDM, v. 53, n. 3, p. 679-693, 2021

ESTADOS UNIDOS. Common Core State Standards Initiative (CCS). Departament of Education California, 2020.

ESTADOS UNIDOS. K-12 Computer Science Framework. Creative Commons, 2016.

FERREIRA, M Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; PONTE, João Pedro. Prática profissional de professores dos anos iniciais e o pensamento algébrico: contribuições a partir de uma formação continuada. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 171-200, 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

GIUSTI, Neura Maria De Rossi; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Matemática na Comunidade: um contexto educativo para o aprendizado social e desenvolvimento do pensamento algébrico Matemática na Comunidade: um contexto educativo para o aprendizado social e desenvolvimento do pensamento algébraico. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 561-590, 2021.

GOOS, Merrilyn Goos; KAYA, Sila. Understanding and promoting students’ mathematical thinking: a review of research published in ESM. Educational Studies in Mathematics, v. 103, p. 7-25, 2020.

HERBERT, Sandra. Overcoming challenges in assessing mathematical reasoning. Australian Journal of Teacher Education, v. 46, n. 8, p. 17-30, 2021.

HERBERT, Sandra; BRAGG, Leicha A. Factors in a professional learning program to support a teacher’s growth in mathematical reasoning and its pedagogy. Mathematics education research journal, v. 33, n. 3, p. 409-433, 2021.

HERBERT, Sandra; BRAGG, Leicha A. Peer Observation as Professional Learning about Mathematical Reasoning. Mathematics Education Research Group of Australasia, Paper presented at the Annual Meeting of the Mathematics Education Research Group of Australasia (MERGA), Victória, 2017.

HERBERT, Sandra; VALE, C Colleen, WHITE, P Pennie; BRAGG, Leicha. Engagement with a formative assessment rubric: A case of mathematical reasoning. International Journal of Educational Research, v. 111, p. 1-17, 2022.

HJELTE, Alexandra; SCHINDLER, Maike; NILSSON, Per. Kinds of mathematical reasoning addressed in empirical research in mathematics education: A systematic review. Education Sciences, v. 10, n. 10, p. 1-15, 2020.

HUNTER, Jodie. Developing interactive mathematical talk: Investigating student perceptions and accounts of mathematical reasoning in a changing classroom context. Cambridge Journal of Education, v. 47, n. 4, p. 475-492, 2017.

INGLATERRA. National Curriculum document for England. Department for Education and Employment, 2013.

JEANNOTTE, Doris; KIERAN, Carolyn. A conceptual model of mathematical reasoning for school mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 96, n. 1, p. 1-16, 2017.

KOLLOSCHE, David. Styles of reasoning for mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 107, n. 3, p. 471-486, 2021.

LOPES, Carlos Antônio da Silva; RODRIGUES, Kátia Calligaris; RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro. Jogos cooperativos e argumentação: potencialidades para a promoção do pensamento crítico e reflexivo no ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 244-263, 2020.

LUBIS, Asrin; NASUTION, Andrea Arifsyah. How Do Higher-Education Students Use Their Initial Understanding to Deal with Contextual Logic-Based Problems in Discrete Mathematics? International Education Studies, v. 10, n. 5, p. 72-86, 2017.

MAKAR, Katie; ALI, Muhammad; FRY, Kym. Narrative and inquiry as a basis for a design framework to reconnect mathematics curriculum with students. International Journal of Educational Research, v. 92, p. 188-198, 2018.

MATA-PEREIRA, Joana; PONTE, João Pedro da. Teacher’s Actions to Promote Students’ Justifications. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, p. 487-505, 2018.

National council of teachers of mathematics (NCTM). Principles and standards for school mathematics. Reston: NCTM, 2000.

NISS, Mogens. Mathematical competencies and the learning of mathematics: The Danish KOM project. In: 3rd Mediterranean conference on mathematical education. p. 115-124, 2003.

NISS, Mogens; HOJGAARD, Tomas. Competencies and mathematical learning. Ideas and inspiration for the development of mathematics teaching and learning in Denmark, v. 485, 2011.

OCDE. Compétences en sciences, lecture et mathématiques: Le cadre d’évaluation de PISA 2006. [Competencies in sciences, reading and mathematics: PISA 2006 evaluation framework]. Paris: OCDE, 2006.

OECD. PISA 2012 Results: Creative Problem Solving: Students’ Skills in Tackling Real-Life Problems. OECD Publishing (Volume V), 2012.

ÖSTERMAN, Tove; BRÅTING, Kajsa. Dewey and mathematical practice: revisiting the distinction between procedural and conceptual knowledge. Journal of Curriculum Studies, v. 51, n. 4, p. 457-470, 2019.

PLESSIS, Jacques Du. Álgebra precoce: Repetindo padrão e pensamento estrutural na fase de fundação. Jornal Sul-Africano de Educação Infantil, v. 8, n. 2, p. 1-11, 2018.

PONTE, João Pedro. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 1ª ed, 2014.

REIS, Edna Afonso; REIS, Ilka Afonso. Análise descritiva de dados. Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG, v. 1, 2002.

RUSSO, Toby; RUSSO, James. Narrative-first approach: Teaching mathematics through picture story books. Australian Primary Mathematics Classroom, v. 23, n. 2, p. 8-14, 2018.

SUÉCIA. National Curriculum Framework. National Council of Education Research and Training, 2005.

SUÉCIA. Swedish National Curriculum. National Agency for Education (National curriculum of Sweden). Stockholm: Fritzes, 2011.

TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Práticas de professores do ensino básico durante a resolução de problemas de contagem. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, p.81-113, 2020.

VASCONCELLOS-SILVA, Pherbaulo; ARAUJO-JORGE, Tania. Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares. Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa, v. 2, p. 41-48, 2019.

ZIEBELL, Natasha; CLARKE, David. Curriculum alignment: performance types in the intended, enacted, and assessed curriculum in primary mathematics and science classrooms. Studia paedagogica, v. 23, n. 2, p. 175-203, 2018.

Downloads

Publicado

01/01/2023

Como Citar

GROSS, Giane Fernanda Schneider; SOUZA, Arnold Vinicius Prado; TREVISAN, André Luis. Raciocínio matemático em documentos e orientações curriculares: o que a literatura destaca?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a03. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3940. Acesso em: 9 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos