Levantamento e caracterização de materiais de divulgação como subsidio a divulgação cientifica de setores públicos e privados relacionados com projetos de Educação Socioambiental

Autores

  • Danielle Samagaia Correa Universidade de São Paulo
  • Marcela Fejes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.394

Palavras-chave:

Material de comunicação, Educação Ambiental, Divulgação cientifica.

Resumo

A escolha de Cubatão para instalação do polo industrial foi motivada pelas vantagens proporcionadas pela sua localização desde a sua instalação, sendo responsável por milhares de empregos mantendo a economia da cidade ativa. Considerando que a cidade é como projeção da sociedade um dos grandes desafios da globalização é que as indústrias se adéquam cada vez mais às novas exigências do mercado. Partindo desta concepção, várias indústrias elaboram e distribuem material de divulgação veiculados a temática socioambiental e institucional e deste modo surge a pergunta central de como esses materiais podem ser utilizados em prol da educação? A fim de favorecer uma participação pública completa e autêntica, informada, interessada, crítica e consciente o objetivo precípuo deste trabalho foi caracterizar e catalogar materiais de divulgação socioambientais e institucionais, produzidos nos últimos cinco anos por instituições com sede no município de Cubatão.O presente trabalho cria um vínculo de compreensão da realidade local, associado os recursos científicos e educacionais oferecidos pelas industrias e as instituições publicas como material de apoio e divulgação cientifica utilizado para propostas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, E.S.N.N. et al. Divulgação Científica e ensino de ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editora. Educação para a Ciência; 7,2006.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BOGDAM, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto,1994.

CAMARGO, E. et al. Educação Ambiental em busca do cotidiano: subsídios socioambientais para projetos das escolas ensino fundamental II – Cubatão. Cubatão/SP : SMA/CEA, 2011.

CASTRO, M.L. JR, G.C. Educação Ambiental como Instrumento de Participação. In: JR,A.P. PILICIONI, M.C.F. Educação ambiental e sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, cap. 15, p. 401- 411,2005.

CEPEMA-USP, Apresentação. Site do Centro de Capacitação e Pesquisas em Meio Ambiente, 2009. Disponível em: http://www.cepema.usp.br/apresentacao/

GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: Inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

KARKOTLI, G.; ARAGÃO, S. D. Responsabilidade social: uma contribuição à gestão transformadora das organizações. 4 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LUZZI,D. Educação Ambiental:Pedagogia, Política e Sociedade. In: JR,A.P. PILICIONI, M.C.F. Educação ambiental e sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 2005. cap. 14, p.381-400.

MAYER, M. Educación Ambiental: de la acción a la investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, jun.1998.

MURRIELLO, S.; CONTIER, D.; KNOBEL, M.; TAVES, S. J. O nascimento do Museu de Ciências da Unicamp, um Novo Espaço para a Cultura Cientifica. In: VOGT, C. (org.) Cultura Cientifica: Desafios. Edusp/FAPESP. São Paulo, 2006.

PHILIPPI Jr, A. PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental Desenvolvimento de Cursos e Projetos. Ed. Signos, 2000.

PINTO, C. S. Cubatão, história de uma cidade industrial. Cubatão: Ed. Do autor, 2005. 194p.

SALÉM, S.; KAWAMURA, M. O texto de divulgação e o texto didático; conhecimentos diferentes? Anais do V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. São Paulo: sociedade Brasileira de Física,1996.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

CORREA, D. S.; FEJES, M. Levantamento e caracterização de materiais de divulgação como subsidio a divulgação cientifica de setores públicos e privados relacionados com projetos de Educação Socioambiental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 295–303, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.394. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/394. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)