Interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade: estudo da percepção e conceitos de acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Autores

  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Iala Milene Bertasso Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Polyanna Cristina Simão Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Loana Mangolin Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.393

Palavras-chave:

Conhecimentos prévios, Letramento científicox, CTS

Resumo

O presente trabalho é fruto da pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE a qual participa como instituição voluntária na pesquisa Projeto Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS), um projeto de investigação coordenado pela Universidade das Ilhas Baleares de Palma de Mallorca/Espanha apoiado pelo Ministério de Educação e Ciência (Espanha). Para o levantamento das informações aplicou-se um questionário estruturado a 397 acadêmicos, matriculados em cursos da universidade, na cidade de Cascavel - PR, cuja aspiração foi analisar opiniões distintas sobre os aspectos concretos e complexos da ciência e da tecnologia e como elas se relacionam com a sociedade atual. Foram analisadas cinco questões relacionadas à temática CT&S, em que as alternativas foram classificadas segundo as categorias: adequadas, ingênuas e plausíveis. Após analise quali-quantitativa desses dados percebe-se que a comunidade acadêmica ingressante possui conhecimento sobre os conceitos de ciência e tecnologia, seu emprego no cotidiano, bem como a necessidade de seu amplo estudo nas séries do ensino básico a fim de formar 283 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 282-294, 2012 cidadãos que possam ter uma leitura politica, técnica e ambiental dos problemas que os cercam, compreendendo as relações entre a ciência e sua aplicação na vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

CARNIATTO, I.; BERTASSO, I. M.; SIMÃO, P. C.; MANGOLIN, L. Interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade: estudo da percepção e conceitos de acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 282-294, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.393. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/393. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos