Modelagem Matemática para a Aprendizagem Significativa Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a20

Palavras-chave:

Modelagem Matemática Crítica, Educação Matemática Crítica, Aprendizagem Significativa Crítica, Ensino Básico, Mapeamento

Resumo

Com base nos estudos acerca da Modelagem Matemática, verificamos aspectos que conduzem ao tema da Aprendizagem Significativa, e por meio do aprofundamento desse assunto, nos deparamos com a Aprendizagem Significativa Crítica, o que nos instiga a promover indagações e reflexões da realidade com o objetivo de verificar os aspectos que caracterizam a Modelagem Matemática como um método de ensino e aprendizagem da teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Para isso, realizamos um mapeamento de teses e dissertações no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BTDT), em um período de seis anos, para verificar o que as pesquisas evidenciam em relação ao tema proposto. Por fim, a análise dessas investigações aponta possibilidades da utilização da Modelagem Matemática como método de ensino e aprendizagem para a Aprendizagem Significativa Crítica, e os resultados são examinados com relação à realidade na seara desse tema, confrontando o que está sendo posto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Moura, Universidade Federal do Norte do Tocantins

 

Referências

ALVES, Marcos Alexandre; TATSCH, Karla Jaqueline Souza. Epistemologia, História e Ensino da Matemática: reflexões sobre formação e aprendizagem significativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 78-93, 2017.

AUSUBEL, David Paul. A subsumption theory of meaningful verbal learning and retention. The Journal of General Psychology, Illinois, v. 66, p. 213-224, 1962.

AUSUBEL, David. Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. 2 ed. México: Trillas, 1963. 623 p.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais da 24° Reunião Anual da ANPED. Rio de Janeiro, 2001. p. 1-30.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3. São Paulo: Contexto, 2006.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem na educação matemática e na ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2000. 126 p.

BORSSOI, Adriana Helena. Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologias: articulações em diferentes contextos educacionais. 2013. 256 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 460 f. Tese (Doutorado) — Curso de Psicologia Educacional. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

CARRIL, Maria da Graça Pimentel; NATÁRIO, Elisete Gomes; ZOCCAL, Sirlei Ivo. Considerações sobre aprendizagem significativa, a partir da visão de Freire e Ausubel: uma reflexão teórica. E-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 13, p. 68-78, 2017.

COSTA, Felipe de Almeida. O ensino de funções trigonométricas com o uso da Modelagem Matemática sob a perspectiva da teoria da Aprendizagem Significativa. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Curso de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

DALVI, Silvana Cocco; REZENDE, Oscar Luiz Teixeira de; LORENZONI, Luciano Lessa. Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica: ambiente para a comunicação dialógica. Educação Matemática Debate, Monte Claros, v. 4, p. 1-23, 2020.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. Campinas: Papirus, 2009.

LITTIG, Jonisario et al. A Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica e a Teoria da Situação Didática: identificando aproximações potencializadores da aprendizagem e do desenvolvimento do conhecimento reflexivo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 1-13, 2019.

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Aprender com Modelagem: relações entre modelagem (matemática) e processos criativos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 241-266, 2019.

MAGALHÃES, Arthur Philipe Cândido; VILLAGRÁ, Jesus Angel Meneses; GRECA, Ileana María. Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais. Ciência & Educação, Montes Claros, v. 26, p. 1-16, 2020.

MELO, Enaldo Vieira de. Ensino-aprendizagem de funções trigonométricas através do software Geogebra aliado à Modelagem Matemática. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Alagoas. Maceió.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa Crítica. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 3, 2000, Peniche. Anais do 3° EIAS. Peniche, 2000, p. 1-24.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 5, 2006, Madrid. Anais do 5° EIAS. Madrid, 2006, p. 1-15.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. Actas del Encuentro Internacional Sobre El Aprendizaje Significativo, Burgos, p. 19-44, 1997.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal Aprendizagem Significativa? Qurriculum, La Laguna, p. 1-27, 2012.

MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

OREY, Daniel Clark; ROSA, Milton. A dimensão crítica da modelagem matemática: ensinando para a eficiência sociocrítica. Horizontes, Itatiba, v. 25, n. 2, p. 197-206, 2007.

ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTOS, Neuma Teixeira dos. Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 5, n. 1, p. 143-164, 2017.

SANTAROSA, Maria Cecília Pereira. Ensaio sobre a aprendizagem significativa no ensino de matemática. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 6, p. 57-69, 2016.

SANTOS, Alexandre Xavier dos. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com Modelagem Matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.

SANTOS, Marluce Alves dos; BARBOSA, Jonei Cerqueira. As oportunidades de produção das discussões reflexivas num ambiente de Modelagem Matemática. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 2007, Ouro Preto. Anais da 4° CNMEM. Ouro Preto, 2007, p. 733-748.

SILVA, Cíntia da. A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica: possíveis aproximações. 2011. 144 f. Dissertação (Tese Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática) — Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá. Maringá.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Rio Claro: Papirus, 2008.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite a Educação Matemática Crítica. Rio Claro: Papirus, 2014.

SOUZA, Jerson Sandro Santos de. Modelagem Matemática e Aprendizagem Significativa: uma relação subjacente. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Londrina, v. 14, n. 2, p. 241-247, 2021.

VIANA, Elvis Ricardo; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática e Criatividade: algumas confluências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo v. 12, n. 2, p. 1-23, 2021.

VIEIRA, Cláudia Mara de Oliveira Belonia. Construções geométricas para o ensino de geometria na 1ª série do ensino médio. 2020. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) — Curso de Programa de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação. Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

MOURA, L. C.; ALVES, D. B. Modelagem Matemática para a Aprendizagem Significativa Crítica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a20. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3929. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos