Sentidos de currículos em Matemática captados nos memoriais de formação de docentes que lecionam na EJA da zona rural de Sobral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a12

Palavras-chave:

Sentidos de Currículos, Educação de Jovens e Adultos, Memorial de Formação de Docentes, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo, destacamos os docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como produtores de currículos em Matemática, frisando a relevância da escuta de suas narrativas à construção de um ensino condizente às realidades dos estudantes. Trazemos discussões a partir dos memoriais de formação de dois docentes que lecionam Matemática na zona rural de Sobral, Ceará, analisados à luz de estudos dos campos do Currículo e da Educação Matemática na EJA. Dentre os resultados, verificamos que os professores foram convidados a lecionar na zona rural e constroem práticas pedagógicas considerando os aspectos culturais dos discentes e das localidades rurais em que lecionam. Há um sentido de currículo prescritivo que orienta suas ações e pretende homogeneizar suas práticas pedagógicas, entretanto, eles elaboram aulas de Matemática usando atividades que prezam pelas culturas e diferenças dos estudantes, construindo, assim, sentidos de currículos enquanto narrativas de identidades ligadas às realidades culturais rurais em que estão inseridos.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

XAVIER, F. J. R.; FREITAS, A. V. Sentidos de currículos em Matemática captados nos memoriais de formação de docentes que lecionam na EJA da zona rural de Sobral. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–22, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a12. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3895. Acesso em: 1 abr. 2023.

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Artigos