A integração entre a Música e a Matemática: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a08

Palavras-chave:

Música, Matemática, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho apresenta uma revisão sistemática de estudos publicados entre 2002 e 2022 acerca da integração entre a Música e a Matemática no ensino e aprendizagem. A metodologia do trabalho segue as etapas desenvolvidas por Moreira (2004): a escolha do assunto e estabelecimento dos objetivos; levantamento bibliográfico; leitura inspecional; estabelecimento e aplicação de roteiro de leitura; organização das pesquisas relevantes segundo um critério lógico; avaliação crítica e conclusão. As palavras utilizadas como descritores foram “música”, “matemática”, “educação”, “music”, “mathematics”, “education”, “música”, “matemáticas” e “educación”. As buscas foram realizadas nas seguintes bases: Scopus; Web of Science; Eric; Scielo e Scholar Google. Finalmente, 18 artigos foram analisados segundo Gibbs (2009). Constatou-se o uso excessivo de alguns conteúdos como operações numéricas e frações, além da dificuldade de criar estratégias que enriqueçam mutuamente o aprendizado tanto da Música quanto da Matemática.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

OLIVEIRA, M. P. de. A integração entre a Música e a Matemática: uma revisão sistemática de literatura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a08. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3870. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

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Artigos