A Matemática e as dimensões do ensino nos problemas ENADE do curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a10Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Superior, Curso de Administração, Dimensões Formativa, Utilitária e Social, Resolução de ProblemasResumo
Este artigo trata das Dimensões Formativa, Utilitária e Social do ensino, desenvolvendo reflexões no âmbito específico da Matemática no curso de Administração. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido por procedimentos de análise documental. Questões/problemas envolvendo conhecimento matemático do mais recente ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) desse curso, realizado em 2018, foram analisadas, constituindo-se em fonte dos dados. Observando aspectos relacionados à Resolução de Problemas, o estudo amplia uma pesquisa anterior, cujo objetivo foi analisar como a Matemática se mostra nos documentos oficiais, institucionais e nas questões do Enade de 2018. A resolução e análise desses problemas evidenciaram a relevância de um trabalho com foco nos pensamentos crítico e analítico, além do conhecimento matemático; edestacaram a importância das dimensões que alicerçam o ensino da Matemática, considerando conhecimento e experiências prévias e futuras do curso de Administração eampliando as possibilidades de formação desse profissional.
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