Construção de conhecimentos docentes para o ensino da Trigonometria: perspectivas e desafios na formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a25

Palavras-chave:

Trigonometria, Formação Inicial, Conhecimentos Docentes

Resumo

Frente às limitações teórico-metodológicas dos educadores de Matemática ao lecionarem conteúdos trigonométricos, este trabalho pretende analisar como os cursos de formação inicial de professores de Matemática de Instituições de Educação Superior (IES) públicas, localizadas na Região Norte do Brasil, estão contribuindo na construção de conhecimentos docentes para o ensino da Trigonometria na Educação Básica. Mediante a Pesquisa Qualitativa, considerou-se a participação de licenciandos em Matemática de três IES do município de Manaus-AM. A coleta de dados ocorreu virtualmente, com a aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados conforme a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que tais cursos estão corroborando na mobilização de um repertório de conhecimentos profissionais para a abordagem da Trigonometria na prática educativa. Entretanto, os acadêmicos sublinharam uma impressão de despreparo didático-pedagógico e a ausência de equilíbrio e coerência entre as disciplinas específicas e pedagógicas que introduzem esse objeto em suas propostas.

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

SOUSA, M. I. B. de; FARIAS, S. A. de. Construção de conhecimentos docentes para o ensino da Trigonometria: perspectivas e desafios na formação inicial. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1-21, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a25. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3863. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

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Artigos