Visão de professores sobre Interdisciplinaridade no jogo de xadrez e ensino de resolução de problemas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.386Palavras-chave:
Xadrez, Educação Matemática, Resolução de Problemas, InterdisciplinaridadeResumo
O xadrez tem sido inserido no contexto da escola de forma mais intensiva nas últimas décadas. Embora depoimentos de enxadristas e/ou professores de educação física e matemática, apontem resultados animadores, quanto à postura e o desempenho dos alunos com o hábito de jogar, encontramos poucas pesquisas sobre discussão de problemas de matemática no contexto deste jogo. Assim, realizamos investigação a respeito, como parte do nosso trabalho de Pós-Doutorado, parte da qual corresponde a uma pesquisa feita com quatro professores do ensino básico sobre as potencialidades pedagógicas do xadrez quanto ao ensino de resolução de problemas neste contexto, esta última vamos apresentar aqui. Nesta, concluímos que o xadrez permite discutir problemas, tanto para a aprendizagem de alguns conteúdos de matemática, quanto para mobilizar habilidades mentais, o que pode torná-lo um aliado no trabalho do professor.Downloads
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