A sala de aula invertida no ensino de Ciências e Matemática: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v14n3a05Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Ensino de Ciências, Ensino de MatemáticaResumo
As Metodologias Ativas proporcionam uma abordagem de aprendizagem centrada no estudante. Uma delas, que vem ganhando destaque nos últimos anos na área de Ciências Exatas, é a Sala de Aula Invertida (SAI). Esta pesquisa apresenta e analisa os principais benefícios e dificuldades da SAI, especificamente no Ensino de Ciências e Matemática, descritos na produção acadêmica nacional. A busca pelos materiais restringiu-se ao período de 2015 a 2021. As bases de dados escolhidas foram o Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o banco de dados do Google Acadêmico. Com base nos resultados, conclui-se que a SAI é uma metodologia inovadora e que pode potencializar a aprendizagem ativa e, no geral, os aspectos positivos superam os negativos. Entretanto, diante de benefícios e dificuldades apontadas, ainda existe uma lacuna sobre o verdadeiro potencial didático/metodológico da SAI, abrindo espaço para pesquisas futuras sobre o tema.
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