Conhecimento CTS e rendimento matemático: uma relação a ser estudada

Autores

  • Mário Sérgio de Almeida Muniz Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.385

Palavras-chave:

Matemática, CTS, Conhecimento Matemático

Resumo

O presente estudo busca apresentar as primeiras considerações referentes à pesquisa sobre possíveis relações existente entre os rendimentos matemáticos obtidos por alunos da oitava e sétima série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Bairro Boa Esperança, na cidade de Eldorado, São Paulo e suas concepções CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Com objetivo de identificar relações entre a matemática e as questões CTS para posteriormente apresentar estratégias e intervenções didáticas que permitam ao aluno uma melhor compreensão destas questões e consequente melhora no seu rendimento escolar sobre tudo em matemática é que tal pesquisa se fez necessária. Neste primeiro momento apresentaremos as análises iniciais deste trabalho. Podemos ainda concluir que o raciocínio lógico matemático permite aos alunos uma melhor interpretação e compreensão dos mais diversos conteúdos CTS e vice versa, onde ambas se apresentam de suma importância para o desenvolvimento de aprendizagem e conhecimento do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARALDI, I. M. Matemática na escola: que ciência é esta? Bauru: EDUSC, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação - MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, MEC/ SEF, 2000.

SÃO PAULO, Secretaria da Educação, Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP. Disponível em: http://saresp. fde.sp.gov.br/2007/index. htm. Acesso em 05/02 /2012.

MANASSERO A., VÁSQUEZ Á., ACEVEDO J. A., Paixão M. F.; Cuestionario COCTS – PIEARCTS, Disponível em: http:// www. oei.es/CO CTS/por/index.html. Acesso em 05/02/2012.

PINHEIRO, N. A. Formar cidadãos crítico-reflexivos: a contribuição da matemática; Seminário: Ciências Sociais e Humanas, Londrina: UEL v. 28, n.1, p. 81-92, jan/jun. 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revist as/uel/index. php/seminasoc/art icle/ view/3777. Acesso em 07/02/2012.

PINHEIRO, N. A. M.; BAZZO, W. A.; Uma experiênci a matemáti ca sob o enfoque cts: subsídios para discussões, Revista Perspectiva, Erechim: EdiFAPES, v. 28, n. 103, Set. p.33-49, 2004.

SKOVSMOSE, O.; Educação matemática críti ca: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

MUNIZ, M. S. de A.; MACIEL, M. D. Conhecimento CTS e rendimento matemático: uma relação a ser estudada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 225–230, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.385. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/385. Acesso em: 4 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>