Números racionais e os documentos norteadores: o que nos mostram os livros do PNLD no período de 1980 – 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a23

Palavras-chave:

Números Racionais, Livros Didáticos, Documentos Norteadores

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado que foi realizada com base na pesquisa qualitativa e exploratória e que teve como objeto de estudo o Conjunto dos Números Racionais e suas diferentes personalidades. Com o intuito de melhor conhecer a trajetória desse conjunto e a forma como ele é exposto nos livros direcionados à Educação Básica pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, apresenta-se uma análise dos exemplares que abordam tal tema da coleção A Conquista da Matemática durante o período de 1980-2020. Nesse sentido, considerou-se o que os documentos oficiais de cada época apontaram em relação ao tema, a saber, as Propostas Curriculares Oficiais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com essa análise foi possível perceber que a coleção passou por modificações significativas em cada alteração de documentos norteadores, porém, coleções de décadas diferentes, mas de mesma orientação curricular mantiveram as mesmas características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, E. S. S. As propostas curriculares oficiais: análise das propostas curriculares dos estados e de alguns municípios das capitais para o ensino fundamental. Projeto MEC/UNESCO/FCC: Subsídios à elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1995.

BRASIL, Lei Nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 1971.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros

Curriculares Nacionais: Matemática. Ensino de 5° a 8° séries. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CHAVES, R. Por que anarquizar o ensino de Matemática intervindo em questões socioambientais? 2004. 223f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio e Mesquita Filho”, Rio Claro.

CRUZ L. S. História da Matemática e Conjunto dos Números Racionais - uma proposta de trabalho para a sala de aula da educação básica In: XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife/PE, Anais do XVIII EBRAPEM, Recife/PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social, 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2008.

GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: 5ª série, São Paulo: FTD, 1980.

GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: 6ª série, São Paulo: FTD, 1980.

GIOVANNI, J. R; GIOVANNI JR, J. R; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: 5ª série, São Paulo: FTD, 1998.

GIOVANNI, J. R; GIOVANNI JR, J. R; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: 6ª série, São Paulo: FTD, 1998.

GIOVANNI JR, J. R; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: 6º ano, Ed. Renovada, São Paulo: FTD, 2009.

GIOVANNI JR, J. R; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: 7º ano, Ed. Renovada, São Paulo: FTD, 2009.

GIOVANNI JR, J. R; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: 6º ano, 4 ed., São Paulo: FTD, 2018.

GIOVANNI JR, J. R; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: 7º ano, 4 ed., São Paulo: FTD, 2018.

IORA, M. Aspectos Históricos das Diferentes Representações dos Números Racionais. 2021. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

KLINE, M. O fracasso da Matemática Moderna. São Paulo: IBRASA, 1976.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G; As Diferentes “Personalidades” do Número Racional Trabalhadas através da Resolução de Problemas. In: Bolema, n.31, v.21, p.79-102, 2008.

RIPOLL, C.; RANGEL, L.; GIRALDO, V.; ROQUE, T. Comparando grandezas –parte I In: 2º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, Materiais 2º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, CMB/DF: Colégio Militar de Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2022-09-06

Como Citar

IORA, M.; NOGUTI, F. C. H. Números racionais e os documentos norteadores: o que nos mostram os livros do PNLD no período de 1980 – 2020. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a23. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3845. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos