Contribuições do uso da imagética no ensino de Ciências para Surdos
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a24Palavras-chave:
Imagem, Surdo, Ciências, Libras, ConhecimentoResumo
O presente estudo teve como objetivo discutir a contribuição da imagética no ensino de ciências a partir da análise de um recurso instrucional desenvolvido e aplicado em uma escola bilíngue de Surdos. O percurso metodológico consistiu na pesquisa participante de Le Boterf (1999), de modo que os professores da escola bilíngue foram convidados a planejar, juntamente com o pesquisador, um material instrucional para a realização de seis intervenções pedagógicas em que a temática versava sobre ‘alimentação saudável’. Neste artigo, apresentamos a análise das imagens que constaram no material elaborado e que foram escolhidas, intencionalmente, a partir do estudo de Perales e Jiménez (2002). Nossos resultados demonstram que o uso da imagética pode potencializar a aprendizagem em Ciências pelos Surdos, tendo em vista que o uso das imagens permite o estabelecimento de relações entre os conteúdos abordados e as vivências cotidianas dos alunos.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. p. 69-90.
BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 1998.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL. Decreto nº. 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Diário Oficial da União, 01 out. 2020.
BUZAR, Edeilce Aparecida Santos. A singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: implicações educacionais. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de Brasília. Brasília.
CARNEIRO, Vânia Lúcia Quintão. O educativo como entretenimento na TV cultura: um estudo de caso. 1997. 143f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de São Paulo. São Paulo.
DIAS, Nelson; ANACHE, Alexandra Ayach; MACIEL, Ruberval Franco. Ensino de Ciências e estudantes surdos: discussões e reflexões. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 289-305, out./dez. 2020.
GIBIN, Gustavo Bizarria; FERREIRA, Luiz Henrique. Avaliação dos estudantes sobre o uso de imagens como recurso auxiliar no ensino de conceitos químicos. Química nova na escola, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 19-26, fev. 2013.
GKITZIA Vasiliki; SALTA, Katerina; TZOUGRAKI, Chryssa. Development and application of suitable criteria for the evaluation of chemical representations in school textbooks. Chemistry Education Research and Practice, v. 12, n. 1, p. 05-14, jan./dez. 2011.
GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus, 1997.
JANNUZZI, Gilberta de Martino. Educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.
JOHNSTONE, Alex. The Development of chemistry teaching: A changing response to changing demand. Journal of Chemical Education, n. 70, p. 701-704, set. 1993.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.
KLEIN, Aparecida da Silva; LABURÚ, Carlos Eduardo. Imagem e ensino de ciências: análise de representações visuais sobre DNA e biotecnologia segundo a retórica da conotação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais do VII ENPEC. Florianópolis: UFSC, 2009, p. 1-11.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Caderno CEDES – Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, v. 19, n. 46, p.68-80, set. 1998.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno CEDES – Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 26, n. 69, p. 163-184, mai./ago. 2006.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; LODI, Ana Cláudia Balieiro. A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos: princípios, breve histórico e perspectivas. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; LODI, Ana Cláudia Balieiro. (Orgs.). Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009, p. 11-32.
LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; SOFIATO, Cássia Geciauskas; OLIVEIRA, Margarete de. A imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino. Revista Educação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 51-63, mar. 2017.
LE BOTERF, Guy. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (Org.). Repensando a pesquisa participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 52-81.
LEMKE, Jay. Talking Science: language, learning and values. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1990.
MARCHESI, Álvaro. Comunicação, linguagem e pensamento das crianças surdas.In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; Palacios, Jésus. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, p. 198-231.
MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, jul./set. 2014.
NERY, Clarisse Alabarce; BATISTA, Cecília Guarnieri. Imagens visuais como recursos pedagógicos na educação de uma adolescente surda: um estudo de caso. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 14, n. 29, p. 287-299, set./dez. 2004.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PERALES, Francisco Javier; JIMÉNEZ, Juan de Dios. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias: análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 369-386, set./dez. 2002.
PEREIRA, Lidiane de Lemos Soares; BENITE, Claudio Roberto Machado; BENITE, Anna Maria Canavarro. Aula de Química e surdez: sobre interações pedagógicas mediadas pela visão. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 47-56, fev. 2011.
REILY, Lucia Helena. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para Pré-escolares surdos. In: SILVA, Ivani Rodrigues; KAUCHAKJE, Samira; GESUELI, Zilda Maria. (Orgs.). Cidadania, Surdez e Linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus, 2003, p. 161-192.
SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Plexus, 2007.
SANTOS, Angélica Niero Mendes dos; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de surdos no século XIX e a circulação da língua de sinais no Imperial Instituto de Surdos-Mudos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e228663, p. 1-14, jan./dez. 2020.
SCHELP, Patrícia Paula. Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva. 2008. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí.
SKLIAR, Carlos. Uma análise preliminar das variáveis que intervêm no Projeto de Educação Bilíngue para os Surdos. Revista Espaço, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p.49-57, dez. 1997.
SOARES, Maria Aparecida Leite. A Educação do surdo no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1999.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
XAVIER, Bruno Rocha; VOELZKE, Marcos Rincon; FERREIRA, Orlando Rodrigues. Vozes que saem das mãos: o ensino de astronomia para surdos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 257-276, abr./jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.