Análise comparativa entre os conteúdos de Astronomia presentes nos PCN e nas propostas curriculares da Região SulL
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.382Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, CTS, Propostas CurricularesResumo
A Astronomia é um tema bastante motivador aos alunos da Educação Básica. O Ensino de Astronomia, que pode ser trabalhado sob o enfoque CTS, é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Partindo desta premissa são apresentados neste trabalho resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado em andamento. O objetivo é analisar e comparar os conteúdos ligados à Astronomia propostos nos PCN e PCN+ e aqueles presentes nas propostas curriculares que norteiam a Educação Básica na região Sul do Brasil. A abordagem metodológica seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo para efetuar o comparativo entre os conteúdos astronômicos presentes em cada documento. A leitura das propostas possibilitou a comparação dos conteúdos. Como resultado é denotada a falta de clareza e especificidade na apresentação dos conteúdos presentes nas propostas curriculares e a desconexão com os PCN e PCN+.Downloads
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