Uma revisão sistemática da literatura sobre a construção e uso dos mundos virtuais 3D no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a06

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Mundo Virtual Tridimensional, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados da busca e análise dos artigos, teses e dissertações publicados em Periódicos Acadêmico-Científicos e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que tratam da construção e utilização de Mundos Virtuais 3D (MV3D) no âmbito educacional, com foco no ensino de Física (EF). Através da revisão bibliográfica, norteada pelo procedimento de Revisão Sistemática da Literatura, um total de 16 trabalhos foram selecionados para a amostra. Como resultado, obteve-se um panorama da área, com a indicação das principais características dos estudos, como conteúdos e plataformas utilizadas no desenvolvimento de MV3D, bem como contribuições e potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de Física. Dentre elas, destaca-se o uso adequado dos recursos da tecnologia tridimensional, reproduzindo com qualidade os ambientes reais em um mundo virtual, possibilitando a associação com a realidade do estudante em uma perspectiva motivacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BUCHINGER, Diego; CAVALCANTI, Gustavo Andriolli de Siqueira; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa. Revista Brasileira de Computação Aplicada, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 108-120, abr. 2014.

CRISP, Geoffrey. Meaningful assessment within virtual worlds – what should it look like?. In Experiential Learning in Virtual Worlds: 2nd Global Conference, Prague (Czech Republic), 2012.

DERNARDIN, Luciano; MANZANO, Ramón Cid. Desenvolvimento, utilização e avaliação da realidade aumentada em aulas de física. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 1-10, dez. 2017.

FIOLHAIS, Carlos; TRINDADE, Jorge. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das Ciências Físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 3, p.259-272, set. 2003.

FRANÇA, Carlos Roberto. O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física. 2019. 240f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) — Centro de Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

FRANÇA, Carlos Roberto; SILVA, Tatiana da. A realidade virtual e aumentada dedicada ao processo ensino-aprendizagem de física: socialização da concepção e validação do aplicativo RVA_360 – Momento Angular. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 142-169, jan./abr. 2020.

GREIS, Luciano Kercher. Mundos virtuais na educação: a interatividade em simulações de fenômenos físicos. 2012. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

GREIS, Luciano Kercher; REATEGUI, Eliseo Berni. Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, jul. 2010.

HAVOK. Havok Physics Animation v. 6.0.0 PC XS User Guide. Dublin: Havok. Com, Inc., 2008.

HERPICH, Fabrício. Recursos educacionais em realidade aumentada para desenvolvimento da habilidade de visualização espacial em física. 2019. 207f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) — Centro Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

KITCHENHAM, Bárbara; PRETORIUS, Rialette; BUDGEN, David; BRERETON, Pearl; TUNER, Mark; NIAZ, Mahmood; LINKMAN, Stephen. Systematic literature reviews in software engineering: a tertiary study. Information and Software Technology, Estados Unidos, v. 52, n. 8, p. 792-805, 2010.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5ª edição; Porto Alegre: Sulina, 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, Rio de Janeiro, 1999.

LÉVY, Pierre. O Que é Virtual. Editora 34, São Paulo, 1996.

MATOS, Alexandre de. O ensino da física através de analogias com variantes do jogo de xadrez: potencializado com realidade aumentada. 2017. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) — Centro de Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá.

MELENDEZ, Thiago Troina; MENESES, Anelise Ramires; EICHLER, Marcelo Leandro; RODRIGUES, João Paulo Cartier; LIMA, Yuri Ramos; FREITAS, João Fernando Siqueira. Lançamento horizontal com realidade virtual: jogo educativo para smartphones desenvolvidos por estudantes da educação profissional. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Porto Alegre, v. 9, n. 3, p. 207-214, set./dez. 2019.

MOREIRA, Marco Antonio. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e Aprender a aprender criticamente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 2-17, abr. 2011.

NICOLETE, Priscila Cadorin; JÚNIOR, Eduardo Tocchetto de Oliveura; CRISTIANO, Marta Adriana; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; VILA, Eduarda de; SILVA, Juarez Bento da. Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 345-355, dez. 2019.

PERRONE, Breno Mário Silva. A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada. 2018. 118f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Federal do Amazonas. Manaus.

PIAGET, Jean. Fazer e Compreender, São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1978.

RIBEIRO, Adriana Azeredo de Souza, SIQUEIRA, Adriana Barreto de Oliveira, MACEDO, Suzana da Hora., Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino e Aprendizagem do Campo Magnético de um Ímã em Forma de Ferradura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 1-10, dez. 2013.

SAIB, Eduardo Nascimento. Simulações computacionais 3D como ferramenta de apoio ao ensino de física. 2018. 117f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória.

SALVO, André Luigi Amaral Di. LEO3D: Ambiente digital multididático para o ensino de óptica geométrica. 2018. 221f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia) — Centro de Biociência. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. São Paulo.

SANTOS, Renato P. dos. Virtual, Real ou Surreal? A Física do Second Life. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, dez. 2008.

SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana; ANDRIOLI, Aline; DUARTE, Carine Barcelos. AWSINOS: Construção de um Mundo Virtual. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE GRÁFICA DIGITAL – SIGRADI, 8, 2004, São Leopoldo. Anais... UNISINOS, 2004.

SCHLEMMER, Eliane; TREIN, Daiana. Criação de Identidades Digitais Virtuais para Interação em Mundos Digitais Virtuais em 3D. Congresso Internacional de EaD – ABED, 2008.

SOUZA, Marcelo Clayton de Jesus. O uso da realidade aumentada no ensino de física. 2015. 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Centro de Ciências. Universidade de São Paulo. São Paulo.

VANDERLINDE, Ruben; VAN BRAAK, Johan. A new ICT curriculum for primary education in Flanders: defining and predicting teachers’ perceptions of innovation attributes. Educational Technology & Society, Kaohsiung, v. 14, n. 2, p. 124-135, 2011.

VEIGAS, Marcelo Augusto Carvalho; VIEIRA, Marcelo Bernardes; SILVA, Rodrigo LS. Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física utilizando Realidade Aumentada. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v 20, n. 3, p. 60-73, dez. 2012.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

03.04.2023

Como Citar

DINIZ, Vagner Schillreff; PASTORIO, Dioni Paulo. Uma revisão sistemática da literatura sobre a construção e uso dos mundos virtuais 3D no ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a06. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3819. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos