Uma revisão sistemática da literatura sobre a construção e uso dos mundos virtuais 3D no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a06Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Mundo Virtual Tridimensional, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
Neste artigo são apresentados os resultados da busca e análise dos artigos, teses e dissertações publicados em Periódicos Acadêmico-Científicos e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que tratam da construção e utilização de Mundos Virtuais 3D (MV3D) no âmbito educacional, com foco no ensino de Física (EF). Através da revisão bibliográfica, norteada pelo procedimento de Revisão Sistemática da Literatura, um total de 16 trabalhos foram selecionados para a amostra. Como resultado, obteve-se um panorama da área, com a indicação das principais características dos estudos, como conteúdos e plataformas utilizadas no desenvolvimento de MV3D, bem como contribuições e potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de Física. Dentre elas, destaca-se o uso adequado dos recursos da tecnologia tridimensional, reproduzindo com qualidade os ambientes reais em um mundo virtual, possibilitando a associação com a realidade do estudante em uma perspectiva motivacional.
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