A interdisciplinaridade nos documentos oficiais que orientam a formação inicial docente em Ciências da Natureza na Universidade Federal de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a27

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Ciências da Natureza

Resumo

A interdisciplinaridade tem sido um tema recorrente no campo da educação, trazendo repercussões na formação inicial docente em Ciências da Natureza. Diante da ampla utilização no contexto educacional, é comum encontrarmos, nos documentos educacionais oficiais, diversos sentidos atribuídos ao termo interdisciplinaridade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender de que forma a interdisciplinaridade se apresenta nos documentos de abrangência nacional e institucional, os quais orientam a formação de professores para os campos disciplinares das Ciências da Natureza na Universidade Federal de Goiás. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa documental. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultado, pôde-se aduzir que os documentos orientadores refletem a polissemia do termo interdisciplinaridade e que não há sistematização conceitual do termo. Também não estão claros quais são os meios para que a interdisciplinaridade ocorra na formação inicial de professores.

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

ALONSO, L. B.; SOUZA, C. F. de; VILELA, M. V. F. A interdisciplinaridade nos documentos oficiais que orientam a formação inicial docente em Ciências da Natureza na Universidade Federal de Goiás. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1–23, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a27. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3818. Acesso em: 10 jun. 2023.

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Artigos