Como professores do 5º ano de uma escola pública do Vale do Ribeira compreendem itens de avaliação de Matemática do Saeb/Prova Brasil divulgados em documentos oficiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.381

Palavras-chave:

Formação de Professores, Prova Brasil, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta o projeto de dissertação em desenvolvimento que visa analisar como os professores do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Vale do Ribeira/SP compreendem itens de avaliação de Matemática do Saeb/Prova Brasil divulgados em documentos oficiais. Em que medida questões divulgadas pela Prova Brasil/Saeb podem auxiliar a prática do professor? Esta é a pergunta que move o nosso trabalho. A nossa pesquisa se utilizou de documentos disponibilizados pelos órgãos oficiais e nos estudos de pesquisadores que vem estudando a temática da implicação das avaliações em larga escala na prática escolar. O Saeb/Prova Brasil como uma política pública que visa ser uma medida de qualidade educacional deve ser fonte de pesquisa e debate para que possa contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, C. H; LUZIO, N. Avaliação da Educação Básica: em busca da qualidade e eqüidade no Brasil, Brasília: INEP, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília. 2005.

INEP/MEC. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE: Prova Brasil 2011: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

CURI, E. Formação de professores de matemática: realidade presente e perspectivas futura. Dissertação de Mestrado, São Paulo, PUC. 2000.

CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese de Doutorado, São Paulo, PUC. 2004.

CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación. v. 30, 2008.

CURI, E; PIRES, C. M. C. Pesquisas sobre a formação do professor que ensina matemática por grupos de pesquisa de instituições paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, v. 10, n. 1, p. 151-189, 2008.

FREITAS et. al. Avaliação Educacional: Caminhando pela contramão. Petrópolis

- Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

KLEIN, R; FONTANIVE, N. S. Avaliação em larga escala: uma proposta inovadora.

Em aberto, Ano 15, n. 66. Brasília/DF, 1995.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo. Ed. Atlas, 1985.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, P.. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre:Artmed, 2000.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre:Artmed, 2000.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, L. “Renewing the pedagogy of teacher education: the impact of subject- specific conceptions of teaching”. In: Mesa, L. M. e Jeremias , J. M. V. Las didácticas específicas en la formación del profesorado. Santiago de Compostela, Tórculo. 1992.

SHULMAN, L. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma.

Revista de Currículum y Formacíon del Professorado, v. 9, n. 2, 2005.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ, Vozes. 2002.

Downloads

Como Citar

BARBOSA, J. K.; CURI, E. Como professores do 5º ano de uma escola pública do Vale do Ribeira compreendem itens de avaliação de Matemática do Saeb/Prova Brasil divulgados em documentos oficiais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 180-190, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.381. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/381. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>