Atividades investigativas: um estudo vivenciado por licenciandos em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a17

Palavras-chave:

Ensino de Química, Experimentação Investigativa, Formação Docente

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de investigar as contribuições de um curso de extensão sobre Ensino por Investigação (EI) e experimentação investigativa para a formação de licenciandos em Química. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu seis estudantes do segundo ano de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Estado do Paraná (Brasil), que desenvolveram diversas atividades, dentre elas, respostas a questionários, debates, leitura e discussões de textos, visitas a laboratórios de pesquisa, realização de experimentos e reelaboração de roteiros experimentais tradicionais com vistas a uma abordagem investigativa.  Os dados foram registrados por meio de gravação de áudio, observações e notas de campo e foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD).  Os resultados apontam que as atividades desenvolvidas no contexto do curso de extensão propiciaram o diálogo e a reflexão dos licenciandos sobre o EI, a experimentação investigativa e a importância dessas abordagens no Ensino de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2013. p. 19-33.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

CACHAPUZ, A; GIL-PEREZ, D; CARVALHO, A. M. P; PRAIA, J; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências e a proposição de sequências investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 1-20.

ECHEVERRÍA, A. R; ZANON, L. B. (Org.). Formação superior em Química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares. Ijuí: Unijuí, 2010.

ECHEVERRÍA, M. P. P; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed. 1998. p. 13-42.

KASSEBOEHMER, A. C; FERREIRA, L. H; FERREIRA, L. F. Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: RJ: Vozes, 1994.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

MORAES, R. B; VIANNA, D. M; PENHA, S. P. Ouvindo os estudantes em uma atividade investigativa de uma aula de Física. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetininga, v. 1, p. 1-19, 2020.

MUNFORD, D; LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em que estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007.

NASCIMENTO, V. B. A natureza do conhecimento científico e o ensino de Ciências. In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 35-57.

PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 109-125,1999.

POZO, J. I; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000, p. 195-208.

SASSERON, L. H. Interações discursivas em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 41-61.

SASSERON, L. H. A alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, p. 49-67, 2015.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SÁ, E. F. Discursos de professores sobre o ensino de Ciências por investigação. 2009. 203f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco, Ijuí: Unijuí, 2013. p. 231-261.

SOLINO, A. P.; SASSERON, L. H. Investigando a significação de problemas em sequências de ensino investigativa. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 104-129, 2018.

SOUZA, F. L; AKAHOSHI, L. H; MARCONDES, M. E. R; CARMO, M. P. Atividades experimentais investigativas no ensino de Química. São Paulo: CETEC, 2013.

VIEIRA, F. A. C. Ensino por investigação e aprendizagem significativa

crítica: análise fenomenológica do potencial de uma proposta de ensino. 2012. 149f. Tese (Doutorado em Educação para as Ciências) — Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista. Bauru.

ZÔMPERO, A. F; LABURU, C. E. Atividades investigativas no ensino de Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

MONTEIRO, P. C.; SANTIN FILHO, O.; RODRIGUES, M. A. Atividades investigativas: um estudo vivenciado por licenciandos em Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a17. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3758. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos