A Residência Pedagógica na formação interdisciplinar de licenciandos em Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a07Palavras-chave:
Ensino, Interdisciplinaridade, Residência PedagógicaResumo
Ao considerar a complexidade da realidade e a importância de promover práticas de ensino que auxiliem os estudantes na compreensão dela, o estudo objetivou acompanhar o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares de licenciandos em Ciências da Natureza, durante sua participação em Programa Institucional de Residência Pedagógica, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, no campus de Senhor do Bonfim-BA, além de averiguar os benefícios desse programa para a formação para a docência dos referidos estudantes. A pesquisa teve natureza qualitativa, com obtenção de dados por meio de entrevistas, pela análise de planos didáticos e de relatórios de dez licenciandos residentes. Esses dados foram analisados à luz de conhecimentos de análise de conteúdo. Observou-se que, apesar de a interdisciplinaridade ter sido confundida com multidisciplinaridade pelos participantes, no início da residência pedagógica, sua formação interdisciplinar ofertada no programa os auxiliou na construção do pensamento interdisciplinar.
Downloads
Referências
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Dificuldades para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, apontadas por Professores da área de Ciências da Natureza. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 12, p. 139-154, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BLAKA, Rosimari de Fátima Cubas; MACHADO, Andreia de Bem. Uso de Metodologias Ativas na Formação Continuada de Professores do Ensino Profissional Tecnológico e Superior. Environmental Smoke. João Pessoa, v. 4, n. 3, p. 24-35, 2021.
CARNEIRO, Roberto Rayala da Silva; SILVA, Lino Marcos Da. Prática Interdisciplinar no Ensino da Hereditariedade em Escolas Estaduais de Senhor do Bonfim – Ba. Revista Interdisciplinaridade. São Paulo, n. 13, p. 31-40, 2017.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A Aquisição de uma Formação Interdisciplinar de Professores. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 15° Edição, 2008, p. 11-20.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimento de um percurso. Interdisciplinaridade. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 10-23, 2011.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola Jesuítas, 2011.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na Formação de Professores. Revista do Centro de Educação e Letras. Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 93-103, 2008.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: Didática e Prática de Ensino. Revista Interdisciplinaridade. São Paulo, v. 1, n. 6, 2015.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. O Desafio de Formar Pesquisadores Interdisciplinares. In: EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015.
FREITAS, Sirley Leite; PACÍFICO, Juracy Machado. Formação continuada: um estudo colaborativo com professores do Ensino Médio de Rondônia. Interações. Campo Grande, v. 21, p. 141-153, 2020.
GOV. BR. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581. Acesso em 17 mar. 2022.
LENOIR, Yves. Três Interpretações da Perspectiva Interdisciplinar em Educação em Função de Três Tradições Culturais Distintas. Revista E-Curriculum. São Paulo, v. 1, n. 1, 2005.
LOPES, David Santana; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira De. Percepções Sobre Limites e Possibilidades Para Adoção da Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 24, p. 137-162, 2019.
LUIZ, Learcino dos Santos; DE SÁ, Ricardo Antunes. Formação continuada de professores de matemática para o uso pedagógico de tablets e smartphones: o desenvolvimento de uma ação pedagógica inovadora. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática. Florianópolis, Edição Especial, p. 1-23, 2022.
MOLIN, Viviane Terezinha Sebalhos Dal et al.. Práticas interdisciplinares no ensino médio integrado: concepções dos docentes das áreas técnicas e básicas. Acta Scientiae. Canoas, v. 18, n. 3, p. 869-882, 2016.
MORAES, Roque. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
NEWELL, W. H.; GREEN, W. J. Defining and Teaching Interdisciplinary Studies. Improving College and University Teaching, v. 30, n. 1, p. 23-30, 1982.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: Saberes da Docência e Identidade do Professor. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 15° Edição, 2008, p. 161-178.
PORTAIS UNIVASF. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/ccinat-sbf/ciencias-da-natureza/ documentos/PPCCCINAT2018.1.pdf. Acesso em: 21out. 2021.
PORTAIS UNIVASF. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/ccinat-sbf/ciencias-da-natureza/documentos/PPCCCINATvelho.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
RIBEIRO, Rosineide Almeida; ALVES, José Moysés; RESQUE, Marciléa Serrão. Contribuições do estágio no Clube de Ciências da UFPA para a produção de sentidos subjetivos sobre interdisciplinaridade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 14, n. 30, p. 175-192, 2018.
SHAW, Gisele Soares Lemos. Contribuições da pesquisa no ensino na residência pedagógica a percepções de interdisciplinaridade de licenciandos em ciências da natureza. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC ENPEC EM REDES. Anais... Campina Grande: Editora Realize, 2021.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Interdisciplinaridade. In: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2009, p. 237-240.
SPELT, E. J. H. BIEMANS, H. J. A. TOBI, H. LUNING, P. A. MULDER, M. Teaching and Learning in Interdisciplinary Higher Education: A Systematic Review. Educacional Psychology Review, 21, nov., 2009.
TARDIF, Maurice; MOSCOSO, Javier Nunez. A Noção de “Profissional Reflexivo” na Educação: Atualidade, Usos e Limites. Cadernos de Pesquisa. São Luís, v. 48, n. 168, p. 388-411, 2018.
YARED, Ivone. O que é Interdisciplinaridade? In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 161-166.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.