A etnomatemática desenvolvida por uma costureira: possibilidades e inspirações para práticas pedagógicas de ensino da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a05

Palavras-chave:

Etnomatemática, Saberes Etnomatemáticos, Saberes Matemáticos, Matemática e Cultura

Resumo

Com o objetivo de compreender os conhecimentos construídos empiricamente e tomá-los como inspiração para as práticas escolares, apresentamos um estudo baseado na etnomatemática desenvolvida por uma costureira para lidar com o seu trabalho. Para tanto, utilizamos o delineamento cartográfico com o intuito de acompanhar as atividades desenvolvidas, relacionadas a medidas, proporção, cálculos financeiros, entre outros conceitos. Diante disso, inferimos, a partir do mapeamento das ações da costureira, que ela faz uso de uma linguagem própria, advinda de seu contexto sociocultural e baseada em seus saberes empíricos, que emergiram de observações e experimentações, sendo, portanto, uma etnomatemática. Ademais, acreditamos que isso pode inspirar professores a valorizar os saberes matemáticos de seus alunos, como ponto de partida e contextualização para o ensino da matemática escolar. Em uma perspectiva didática, trabalhar com etnomatemática em sala de aula significa incluir a realidade sociocultural na qual os alunos se inserem, no desdobramento das atividades escolares.

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

PISSETTI, S. L. C.; SOARES, E. M. do S. A etnomatemática desenvolvida por uma costureira: possibilidades e inspirações para práticas pedagógicas de ensino da Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1–21, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a05. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3733. Acesso em: 28 nov. 2023.

Edição

Seção

Artigos