O retorno da era do áudio: analisando os podcasts de divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a18Palavras-chave:
Comunicação Científica, Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais, Recursos Educacionais, Taxonomia de PodcastsResumo
Os podcasts, desde o seu surgimento, vêm evoluindo em escala mundial e incrementando a comunicação de informações diversas entre as pessoas e, por isso, sendo considerados cada vez mais como recurso educacional inseridos no âmbito escolar. Entendendo o fenômeno do podcast como importante, sobretudo no período da pandemia de Covid-19, buscamos conhecer os que faziam interface com o ensino de ciências, tendo por objetivo principal mapear, categorizar e investigar as produções nacionais de podcasts de divulgação científica disponíveis na plataforma Spotify. Como corolário, nosso propósito foi auxiliar os professores de ciências nas escolhas deste material como recurso educativo. Para tanto, foi utilizada a combinação dos métodos quantitativo e qualitativo de caráter exploratório. Como resultado, observou-se grande quantidade nas produções que versam sobre as Ciências Exatas e Naturais, sugerindo uma gama de possibilidades para introduzir um tema, reforçar algum assunto e, ainda, combater as fake news.
Downloads
Referências
AGUIAR, Cristina Alexandra de Almeida. Ensinar e aprender com podcasts. Revista de Ciência Elementar. Porto, v. 2, n.3, p. 1-6, out. 2014.
AMORIM, Andrea de Lima Trigueiro de; ARAÚJO, Maria Jovelina da Cruz Guimarães. Como o isolamento social causado pela pandemia de covid-19 impactou o consumo de podcasts no brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 25802-25815, mar. 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS. Podpesquisa 2019-2020: análise e resultados. ABPOD, [s. l.], dez. 2020. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-2019-Resultados.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
BONINI, Tiziano. The ‘second age’ of podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns del CAC, Barcelona, v. 18, n. 41, p. 21-30, July 2015.
BOTTOMLEY, Andrew J. Podcasting: a decade in the life of a “new” audio medium: introduction, Journal of Radio & Audio Media, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 164-169, 2015.
BROWN, Stephanie Anne. Podcasting. In: ROSS, Karen (ed.). The international encyclopedia of gender, media, and communication. Hoboken, NJ: Wiley Blackwell, 2020. v. 2. p.1-6.
CAMPBELL, Gardner. There’s something in the air: podcasting in education. EDUCAUSE Review, Boulder, CO, v. 40, n.6, p. 33-46, nov./dez. 2005.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcasts no ensino: contributos para uma taxonomia. Ozarfaxinars, Matosinhos, n. 8, p. 1-15, maio 2009.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Os podcasts no ensino universitário: implicações dos tipos e da duração na aceitação dos alunos. In: ENCONTRO SOBRE WEB 2.0., 2008, Braga. Actas do Encontro sobre Web 2.0. Braga: CIEd, 2008, p. 179-190.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim; AGUIAR, Cristina; MACIEL, Romana. Taxonomia de podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. In: ENCONTRO SOBRE PODCASTS, 2009, Braga. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009, p. 96-109.
COCHRANE, Todd. Podcast: the do-it-yourself guide. Indianapolis, In: Wiley Publishing, 2005.
CRUZ, Sónia Catarina. O podcast no ensino básico. In: ENCONTRO SOBRE PODCASTS, 2009, Braga. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIED, 2009, p. 65-80.
DANTAS, Luiz Felipe Santoro; DECCACHE-MAIA, Eline. Scientific dissemination in the fight against fake news in the covid-19 times. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-18, e797974776. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAMMERSLEY, Ben. Audible revolution. The Guardian, London, 12 Feb. 2004. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2004/feb/12/broadcasting.digitalmedia. Acesso em: 20 jan. 2022.
LEITE, Bruno Silva (Org.). Tecnologias digitais na educação: da formação à aplicação. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.
LEITE, Bruno Silva. O uso das tecnologias no ensino de ciências: a web 2.0 como ferramenta de aprendizagem. 2011. 286f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pernambuco.
MCHUGH, Siobhan. Podcasts: radio reinvented. The UNESCO Courier, Paris, n. 1, p. 7-9, Jan./Mar. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MINGUES, Eliane; MARANDINO, Martha. A alfabetização científica em uma ação educativa do MAST: o caso do ´O Museu vai à praia´. In: VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele (Org.). Educação e divulgação da ciência. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST/MCTI, 2015, p. 85-114.
MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luisa. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fatima. (Org). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência; Forum de Ciência e Cultura, 2002, p. 43-64.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado; CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. Comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 esp., p. 13-30. 2010.
OXFORD dictionary names "podcast" 2005 word of the year. Wired, Boone, IA, 6 Dec. 2005. Disponível em: https://www.wired.com/2005/12/oxford-dictiona/. Acesso em: 20 jan. 2022.
RICHARDSON, Will. Blogs, wikis, podcasts, and other powerful web tools for classrooms. 3rd. ed. California, CA: Corwin Press, 2010.
SILVA, Bento Duarte da; TEXEIRA, Marcelo Mendonça. O rádio na educação: do analógico à internet. In: PORTO, Cristiane de Magalhães; SANTOS, Rosemary dos; SANTOS, Edméa Oliveira dos (Org.). Múltiplas linguagens nos currículos. João Pessoa: Ed. UFPB, 2017, p. 281-322.
TIGRE; Rodrigo. Podcast S/A: uma revolução em alto e bom som. São Paulo: Editora Nacional, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.