No decorrer de uma licenciatura — um relato: a formação inicial de uma pesquisadora e divulgadora científica no âmbito do IFScience

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a03

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Divulgação Científica, Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Formação Docente

Resumo

A Divulgação Científica, em geral, tem estado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas de diferentes setores da sociedade. As inovações tecnológicas e científicas fazem com que essa divulgação se faça presente não apenas entre divulgadores e a sociedade, mas, inclusive, no ensino de ciências. Tendo em vista essa estreita relação, atestada pela literatura, desenvolveu-se um projeto que visou articular referenciais de Divulgação Científica e Educação Científica, sobretudo relativos à História, à Filosofia e à Natureza da Ciência. Este artigo visa relatar, portanto, como atividades e ações de um projeto de extensão, articulado a um Trabalho de Conclusão de Curso, contribuíram para a formação inicial de uma pesquisadora e divulgadora científica na Licenciatura em Física. Em síntese, evidencia-se que é possível e pertinente que se articule a formação inicial de uma pesquisadora com a formação de uma divulgadora das ciências; o que, aliás, torna-se um diferencial na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, S. A. O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 255-276. 2020.

ARTHURY, L.H.M. A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos. 2010. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

BALDINATO, J. O.; PORTO, P. A. Variações da história da ciência no ensino de ciências. In: MORTIMER, E. F. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 4, 2008, Belo Horizonte. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, p. 01-09.

BAROLLI, E.; GURIDI, V. M. O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente. Ensaio, Belo Horizonte, v. 23, p. 01-15, 2021.

BATISTA, C. A. S. Um Mergulho na História Conceitual da Astronomia, da Cosmologia e da Física à Luz da Solução de Problemas Laudanianos: dos babilônios à gravitação newtoniana. 2020. 482f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

BORIM, D. C. D. E.; ROCHA, M. B. Análise do potencial didático do livro de ficção científica no ensino de ciências. Revista Brasileira Educação de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 1-28, mai./ago. 2017.

BRITO, A.; RODRÍGUEZ, M. A.; NIAZ, M. A reconstruction of development of the Periodic Table based on History and Phylosophy of Science and its implications for General Chemistry Textbooks. Journal of Research in Science Teaching, v. 42, n. 1, p. 84-11, 2005.

BUENO, W. C. Comunicação Científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp, p. 1-12, 2010.

BUSKO, P. S. A incomensurabilidade na ciência e suas implicações na divulgação científica a partir da epistemologia de Thomas Kuhn. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 241-257, 2019.

CORDEIRO, M. D. Ciência e valores na história da fissão nuclear: potencialidades para a educação científica. 2016. 230f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

CORREIA, D.; BOLFE, M. A.; SAUERWEIN, I. P. S. O estudo das ondas sonoras por meio de uma atividade didática envolvendo leitura de um texto de divulgação científica. Caderno Brasileira de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 556-578, ago. 2016.

CRISPINO, L. Expeditions for the observation in Sobral, Brazil, of the May 29, 1919 total solar eclipse. International Journal of Modern Physics D, v. 27, n. 11, 2018.

CRISPINO, L.; KENNEFICK, D. A hundred years of the first experimental test of general relativity. Nature Physics, v. 15, n. 5, p. 416-419, maio 2019.

DAMASIO, F. A História da Ciência na Educação Científica. 2017. 400f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

DAMASIO, F.; PEDUZZI L.O. A formação de professores para um ensino subversivo visando uma aprendizagem significativa crítica: uma proposta por meio de episódios históricos de ciência. Revista Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 14-34, 2016.

DICKSON D.; KEATING B.; MASSARANI L. (Org.) Guia de divulgação científica. Rio de Janeiro: SciDev.Net: Brasília, DF: Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, 2004.

EINSTEIN, A. Über den Einfluß der Schwerkraft auf die Ausbreitung des Lichtes. Annalen der Physik, v. 340, n. 10, p. 898-908, 1911.

FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28 n. 1, p. 27-59, abr. 2011.

GARCIA, R. A encruzilhada da Tabela Periódica. Revista Fapesp, São Paulo, n. 277, p. 60-63, 2019.

GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

JORGE, L. Na formação de professores e cientistas, uma HQ sobre aspectos da NDC e imagens: encantar-se com os entre-(en)laces. 2018. 335f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

LEITE, B. S. O Ano Internacional da Tabela Periódica e o Ensino de Química: das cartas ao digital. Química Nova, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 702-710, 2019.

LIMA, G. S.; GIORDAN, M. O movimento docente para o uso da Divulgação Científica em sala de aula: um modelo a partir da Teoria da Atividade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 493-520, ago. 2018.

LORENZETTI, C. S.; DAMASIO, F. A Divulgação Científica através de um episódio histórico: o centenário do Eclipse de Sobral e a subversão do paradigma. In: ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA (EEEFis – RS), 8, 2019, Porto Alegre. Anais do VIII EEEFis-RS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019, p. 52-55.

LORENZETTI, C. S.; DAMASIO, F.; RAICIK, A. C. O Ano Internacional da Tabela Periódica e um sucinto resgate de sua história: implicações para a Educação Científica por meio da Divulgação Científica. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 15, n. 3, p. 188-203, 2020b.

LORENZETTI, C. S.; DAMASIO, F.; RAICIK, A. C. O Ano Internacional da Tabela Periódica: divulgação científica e História da Ciência em pauta. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 20, Pernambuco (online). Anais do 20° ENEQ. Pernambuco: Sociedade Brasileira e Química e outros, 2021, p. 01-11.

LORENZETTI, C. S.; DAMASIO, F.; RAICIK, A. C. O episódio histórico do centenário eclipse de Sobral e suas implicações para o ensino de física por meio da divulgação científica. Educar Mais, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 294-307, 2020a.

LORENZETTI, C. S.; RAICIK, A. C.; DAMASIO, F. (no prelo). “O sonho de Mendeleiev” e a construção da tabela periódica: análise de um material de divulgação científica à luz de aspectos de natureza da ciência. Alexandria, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 209-236, 2022a.

LORENZETTI, C. S.; RAICIK, A. C.; DAMASIO, F. (submetido). Potencialidades didáticas da divulgação científica: a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel no âmbito de um vídeo histórico-epistemológico acerca da tabela periódica, 2022b.

LORENZETTI, C. S.; RAICIK, A. C.; DAMASIO, F. Aspectos relativos à Natureza da Ciência e o livro de divulgação científica “o sonho de Mendeleiev”: algumas considerações. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), 24, online. Anais do XXIV SNEF. Online: Sociedade Brasileira de Física, 2021b, p. 1-3.

LORENZETTI, C. S.; RAICIK, A. C.; DAMASIO, F. Divulgação Científica: Para Quê? Para Quem? – Pensando sobre a História, Filosofia e Natureza da Ciência em uma revisão na área de Educação Científica no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 21, p. 1-27, 2021a.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.

MICELI, B., ROCHA, M. Análise de textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos de biologia. Alexandria, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 121-138, nov. 2019.

MOURA, B. A. O que é a Natureza da Ciência e qual a sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, jan./jun. 2014.

OKI, M. C. M. Controvérsias sobre o atomismo no século XIX. Química Nova, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 1072-1082, 2009.

OLIVEIRA, A. B. Modernidade, progresso, ciência e pandemia. Em Construção, Rio de Janeiro, n. 8, p. 188-191, 2020.

OLIVEIRA, V. A.; SILVA, A. C. Uma revisão da literatura sobre a evasão discente nos cursos de licenciatura em física. Ensaio, Belo Horizonte, v. 22, p. 1-25, 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 21 nov. 2021.

PARRA, K. N.; KASSEBOEHMER, A. C. Palestras de Divulgação Científica de Química: contribuições para a crença na autoeficácia de estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino em Ciências, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 205-237, abr. 2018.

PEDUZZI, L. O. Q. A relatividade einsteiniana: uma abordagem conceitual e epistemológica. Publicação Interna. Florianópolis: Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005, p. 151-170.

PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. Sobre a Natureza da Ciência: asserções comentadas para uma articulação com a História da Ciência. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 19-55, ago. 2020.

RAICIK, A. C. Experimentos exploratórios e experimentos cruciais no âmbito de uma controvérsia científica: o caso de Galvani e Volta e suas implicações para o ensino. 2019. 330f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

RAICIK, A. C.; PEDUZZI, L. O. Q. Um resgate histórico e filosófico dos estudos de Stephen Gray. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 109-128, 2016.

RAICIK, A. C.; PEDUZZI, L. O. Q. Uma discussão acerca dos contextos da descoberta e da justificativa: a dinâmica entre hipótese e experimentação na ciência. Revista Brasileira da História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 132-146, jan./jun. 2015.

RAICIK, A. C.; PEDUZZI, L. O. Q.; ANGOTTI, J. A. P. Uma análise da ilustração do experimentum crucis em materiais de Divulgação Científica. Física na Escola, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 24-30, 2017.

RENDEIRO, M. F. B.; ARAÚJO, C. P.; GONÇALVES, C. B. Divulgação Científica para o Ensino de Ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 10, n. 22, p. 141-156, jan./jun. 2017.

REZNIK, G.; MASSARANI, L.; RAMALHO, M.; AMORIM, L. Ciência na Televisão Pública: Uma análise do telejornal Repórter Brasil. Alexandria, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 157-178, maio. 2014.

ROXAEL, F. R.; DINIZ, N. P.; OLIVEIRA, J. R. S. O trabalho do cientista nos cartuns Sidney Harris: um estudo sob a perspectiva da sociologia da ciência. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 7, n. esp. 1, p. 68-81, jul. 2015.

SCERRI, E. R. A review of research on the history and philosophy of the periodic table. Journal of Science Education, v. 12, n. 1, p. 4-7, 2011.

SCHMIEDECKE, W. G.; PORTO, P. A. A história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 15. n. 3, p. 627-643, 2015.

SILVA, H. C, O que é Divulgação Científica? Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, n. 1, p. 53-59, dez. 2006.

SILVA, W. M.; ZANOTELLO, M. Discursos sobre Física Contemporânea no Ensino Médio a partir da leitura de textos de Divulgação Científica. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino em Ciências, v. 17, n. 1, p. 45-74, abr. 2017.

SILVEIRA, M. C.; SANDRINI, R. Divulgação Científica por meio de blogs: desafios e possibilidades para jornalistas e cientistas. Intexto, Porto Alegre, n. 31, p. 112-127, dez. 2014.

STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I. M.; FREIRE JUNIOR; O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de história e filosofia da ciência no ensino de física. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. p. 9-40.

TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 103-117, 1997.

VALÉRIO, M.; BAZZO, W. A. O papel da Divulgação Científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006.

VIEIRA, C. L. Pequeno manual de divulgação científica: dicas para cientistas e divulgadores da Ciência. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2006.

VIEIRA, R. M. B. A Ciência e a sua divulgação: implicações para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 21-31, set./dez. 2010.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

LORENZETTI, C. S.; RAICIK, A. C.; DAMASIO, F. No decorrer de uma licenciatura — um relato: a formação inicial de uma pesquisadora e divulgadora científica no âmbito do IFScience. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a03. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3695. Acesso em: 22 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos