Aprender gravitação através da geometria dinâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.369

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Softwares de Geometria Dinâmica, Divulgação Científica

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento, cujo projeto foi aprovado pelo VIII Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (FAPEMIG/UFJF- 2012) e realizado por docentes e discentes do Colégio de Aplicação João XXIII, unidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tal projeto tem por objetivos investigar as possibilidades de divulgação científica através de atividades em aulas de Ciências no Ensino Fundamental, com uso de TIC, inserir o estudante de ensino médio nas atividades de pesquisa científica e, ainda, criar uma nova metodologia de ensino de tópicos de Ciências/Física (ligados à Gravitação), por meio da criação de aplicativos em softwares de geometria dinâmica, como o GeoGebra. A pesquisa é dividida em três etapas: i) uma revisão da literatura acerca da divulgação científica nas escolas, do ensino das Leis de Gravitação Universal e, ainda, da utilização de softwares de geometria dinâmica para o ensino de Ciências, Física e Geometria; ii) Preparação do material da pesquisa de campo, de acordo com nossos objetivos, pressupostos e modelo teórico (Modelo dos Campos Semânticos, de Romulo Lins); iii) análise de todo o material de registro das apresentações virtuais, através do método de leitura plausível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

HENRIQUES, M. D.; UCHÔAS, P. D.; SILVA, L. J. da. Aprender gravitação através da geometria dinâmica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 161–167, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.369. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/369. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos