Alfabetização científica e tecnológica sob o enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): implicações para o currículo, o ensino e a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.364

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, Alfabetização Científica e Tecnológica, Currículo, Ensino e Formação

Resumo

Este trabalho resultou de um estudo sobre alguns conceitos relacionados com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), especialmente no que se refere à Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T) e à Alfabetização Científica e Tecnológica (AC&T), concebida como um direito a ser garantido na formação de todo cidadão. Destacase especialmente os conceitos desenvolvidos por Kyle (1995), Bybee (1997), OEI (1999) e Kemp (2002), defendidos por Acevedo-Díaz, Vázquez e Manassero (2003). O estudo reforça a urgência de se incluir a AC&T nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, especialmente nos curso de formação de professores (Licenciaturas).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO-DÍAZ, J. A. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Borrador, 13, 26-30. 1996. [Versión electrónica] en Sala de Lecturas CTS+I de la OEI, 2001, http://www.campus- oei.org/salactsi/acevedo2.htm

ACEVEDO-DÍAZ, J. A.; VÁZQUEZ-ALONSO, Á.; MANASSERO-MAS, M. A. Papel

de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias v.2 n. 2, p. 1-32, 2003.

AIKENHEAD, G. What is STS science teaching? In: SOLOMON, Joan; AIKENHEAD, Glen. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994. chap. 5, p.47-59. Disponível em: ttp://www.usask.ca/education/people/aikenhead/sts05.htm>. Acesso em: 20 jun. 2010.

AULER, D. Alfabetização Científico-Tecnológica: um novo paradigma? Ensaio, v.5, n.1, mar, p.1-16, 2003.

BYBEE, R. W. Achieving scientific literacy: From purposes to practices.

Portsmouth, NH: Heinemann, 1997.

FOUREZ, G. Scientific and Technological Literacy. SOCIAL STUDIES OF SCIENCE,

, p.903-936, 1997.

LAUGKSCH, R.C. Scientific Literacy: A Conceptual Overview. SCIENCE EDUCATION, 84, 1, p.71-94, 2000.

MEMBIELA, P. Enseñanza de las ciencias desde la perspectiva ciencia- tecnología-sociedad. Formación científica para la ciudadanía. Madrid: Narcea, 2002.

OEI. Programa Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación. 1999. Dirección URL: http://www.oei.es/ctsi.htm

SANTOS, W.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação , v.7, n.1, p.95-111, 2001.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

MACIEL, M. D. Alfabetização científica e tecnológica sob o enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): implicações para o currículo, o ensino e a formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 152–160, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.364. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/364. Acesso em: 10 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>