Música no ensino de Química: uma proposta para a construção de aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a11

Palavras-chave:

Música, Didática, Ensino de Química

Resumo

A música pode ser um recurso utilizado para aproximar os alunos dos conteúdos, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o trabalho objetivou analisar de que maneira a música favorece a aprendizagem dos educandos, a partir de uma proposta didático-pedagógica vivenciada em duas escolas públicas da Paraíba. Para isso, foi realizado um estudo com 26 educandos do 9º ano do Ensino Fundamental e 16 da 1ª série do Ensino Médio. A proposta foi apresentada a 8 licenciandos de Química da Universidade Estadual da Paraíba e aplicada por dois professores da rede estadual. Foram utilizados três questionários semiestruturados direcionados aos sujeitos (licenciandos, professores e educandos). A análise fundamentou-se na abordagem qualitativa interpretativista. Nos resultados, presentes em tabelas e gráficos, que o uso da música auxilia docentes e propicia aos educandos aulas mais participativas, despertando-lhes o interesse pela disciplina e promovendo maior aproximação entre os educandos e o professor.

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Publicado

08.04.2023

Como Citar

SILVA, Valdecir Manoel da; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. Música no ensino de Química: uma proposta para a construção de aprendizagens. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a11. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3638. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos