O ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma análise curricular com enfoque nos conhecimentos químicos
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a07Palavras-chave:
Ensino de Química, Ensino de Ciências, Análise Curricular, Ensino FundamentalResumo
Diante das inovações curriculares inerentes da implementação da Base Nacional Comum Curricular brasileira são imprescindíveis estudos sobre os aspectos propostos e implicações para o Ensino de Ciências. A pesquisa apresentada neste artigo buscou compreender a relevância dada à Química no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado uma análise documental, fundamentado no método Análise de Conteúdo, do Currículo Paulista visando identificar o modo, a abrangência e a perspectiva dos conhecimentos químicos. Os resultados indicaram objetos de conhecimento e habilidades relacionadas aos objetos de estudo da Química em todos os anos desta etapa de ensino, porém esta abordagem é reduzida diante de todo o conteúdo curricular de Ciências e enfatiza apenas um dos níveis de representação dos conhecimentos químicos, o macroscópico. A abordagem dos níveis submicroscópico e simbólicos dos conhecimentos químicos apenas no último ano deste nível escolar sugere um possível obstáculo à aprendizagem.
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