O ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma análise curricular com enfoque nos conhecimentos químicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a07

Palavras-chave:

Ensino de Química, Ensino de Ciências, Análise Curricular, Ensino Fundamental

Resumo

Diante das inovações curriculares inerentes da implementação da Base Nacional Comum Curricular brasileira são imprescindíveis estudos sobre os aspectos propostos e implicações para o Ensino de Ciências. A pesquisa apresentada neste artigo buscou compreender a relevância dada à Química no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado uma análise documental, fundamentado no método Análise de Conteúdo, do Currículo Paulista visando identificar o modo, a abrangência e a perspectiva dos conhecimentos químicos. Os resultados indicaram objetos de conhecimento e habilidades relacionadas aos objetos de estudo da Química em todos os anos desta etapa de ensino, porém esta abordagem é reduzida diante de todo o conteúdo curricular de Ciências e enfatiza apenas um dos níveis de representação dos conhecimentos químicos, o macroscópico. A abordagem dos níveis submicroscópico e simbólicos dos conhecimentos químicos apenas no último ano deste nível escolar sugere um possível obstáculo à aprendizagem.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

REINALDO, T. A. S.; CALDEIRA, A. M. de A. O ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma análise curricular com enfoque nos conhecimentos químicos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–24, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a07. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3636. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos