Relações entre os indícios de Pensamento Matemático Avançado e a aprendizagem interpretadas a partir de pesquisas na licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a14

Palavras-chave:

Pensamento Matemático Avançado, Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Aprendizagem, Avaliação

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um levantamento de pesquisas fundamentadas no referencial teórico do Pensamento Matemático Avançado (PMA) no contexto da licenciatura em Matemática, que resultou em um corpus de dezessete estudos que utilizaram o referencial teórico do PMA para verificar indícios de pensamento matemático em produções de estudantes. A partir da análise desse corpus, procurou-se entender como essas pesquisas relacionam a aprendizagem em Matemática com os indícios de pensamento matemático. São apresentadas concepções diferentes, mas não contraditórias, tais como: que a aprendizagem pode ser avaliada pelo desenvolvimento do PMA; que o PMA é necessário para a aprendizagem de Matemática Avançada e que o referencial teórico do PMA pode auxiliar o professor a diagnosticar dificuldades e contribuir para a aprendizagem de seus alunos.

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

INAREJOS, O.; SAVIOLI, A. M. P. das D. Relações entre os indícios de Pensamento Matemático Avançado e a aprendizagem interpretadas a partir de pesquisas na licenciatura em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 1–25, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n5a14. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3617. Acesso em: 5 dez. 2022.

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