As compreensões de licenciandos de Química sobre a abordagem CTS e o Pensamento Crítico: o papel de um curso de formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a28

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Química, WebQDA, Pensamento Crítico, Enfoque CTS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a compreensão de licenciandos de uma disciplina de Estágio Supervisionado em Química acerca da abordagem com enfoque CTS/PC, implementada por um programa de formação inicial voltado ao ensino CTS/PC aos estudantes, para seus planejamentos e intervenções didáticas. Para tanto, foi realizada a análise de portfólios produzidos por 12 licenciandos matriculados em uma disciplina de Estágio Supervisionado II no ano letivo de 2019. Os dados foram analisados por meio do Software WebQDA, sendo utilizada a análise de conteúdo, aparecendo como emergentes três categorias: Compreensão de CTS; Compreensão de CTS/PC; e Aprendizagem e desenvolvimento da abordagem CTS. Os resultados apontaram que os licenciandos compreendem a importância de tais abordagens e do curso para sua formação, mas acabam muitas vezes apresentando ideias simplistas sobre elas, o que intensifica a importância de cursos de formação que promovam a compreensão das abordagens CTS/PC.

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

BORDONI, A. J.; SILVEIRA, M. P. da; VIEIRA, R. M. As compreensões de licenciandos de Química sobre a abordagem CTS e o Pensamento Crítico: o papel de um curso de formação inicial. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a28. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3601. Acesso em: 7 dez. 2022.

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Artigos