Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas: considerações sobre mais de uma década de Produtos Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n3a10

Palavras-chave:

Produto Educacional, Mestrado Profissional, Ensino de Ciências Exatas, Formação Docente

Resumo

Neste artigo são apresentadas e discutidas as produções acadêmicas dos pós-graduandos do Mestrado Profissional, obtidas como produtos educacionais (PE), constituintes do texto de suas dissertações. Estes produtos viabilizaram pesquisas na formação docente e possibilitaram práticas pedagógicas no ensino em diferentes áreas do conhecimento, em diferentes níveis de ensino, atendendo professores com uma pluralidade de formação. O estudo mostra que no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Universidade do Vale do Taquari, no período 2008 a 2019, foram gerados 211 textos que constituem os produtos educacionais. Os fundamentos metodológicos utilizados nesta investigação são de natureza documental, com caráter exploratório e descritivo, e se caracteriza como um estudo de caso. A averiguação do significado do conteúdo dos materiais foi referenciada na análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa trazem importantes contribuições para fomentar discussões sobre a formação dos professores no contexto dos mestrados profissionais.

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

LASTE, J. G.; OLIVEIRA, E. C.; DEL PINO, J. C. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas: considerações sobre mais de uma década de Produtos Educacionais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–17, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n3a10. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3589. Acesso em: 3 jun. 2023.

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