A constituição do conhecimento matemático com a Investigação Matemática no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a30

Palavras-chave:

Filosofia da Educação Matemática, Fenomenologia, Prática de Ensino

Resumo

Este artigo enfoca a constituição do conhecimento matemático de alunos de um curso de licenciatura em matemática, que estiveram com a Investigação Matemática. Os dados foram construídos com aquilo que esses sujeitos expressaram da vivência por meio da linguagem escrita, de desenhos e de símbolos matemáticos, registrados em relatórios de aula, e com a linguagem falada, gravada e transcrita. Com a postura fenomenológica-hermenêutica, a constituição do conhecimento matemático pôde ser compreendida em duas regiões de convergências. A primeira diz dos conhecimentos matemáticos constituídos, quais sejam: função, taxa de variação, sequência numérica e progressão aritmética; e a segunda diz dos modos constituintes, os quais se revelaram movimentos iniciados com a mobilização do já sabido, avançando na direção do que poderia emergir. Esses movimentos foram se fazendo com aspectos do fazer matemático da tradição, sem ser, por ele, condicionados, mas orientados pelas escolhas dos sujeitos da vivência.

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Publicado

2022-09-07

Como Citar

WICHNOSKI, P. A constituição do conhecimento matemático com a Investigação Matemática no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1–21, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a30. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3578. Acesso em: 10 jun. 2023.

Edição

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Artigos