A formação continuada de professores de Matemática a partir do trabalho colaborativo centrado na escrita e leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.357

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Matemática, Trabalho Colaborativo, Escritas e leituras

Resumo

Este trabalho tem por objeto apresentar as reflexões iniciais de uma pesquisa em andamento, numa escola pública do Estado do Maranhão, que visa contribuir para a produção do conhecimento em torno da formação inicial e contínua do professor de Matemática, revelando como uma formação continuada mediada pela escrita e leitura contribui para o desenvolvimento profissional do professor de matemática das Séries Finais do Ensino Fundamental. As discussões sobre a formação continuada, os grupos de trabalhos colaborativos e os processos de escrita e leitura em Educação Matemática consideram os referenciais teóricos: Gonçalves (2006), Zeichner (1998); Ferreira; Miorim (2003); Fiorentini; Nacarato (2005), Mizukami (2006), Tardif; Lessard; Gauthier (2000) e Lopes; Nacarato (2009). Apresenta alguns dados de uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso obtidos a partir da realização de entrevistas e de observação participante, envolvendo um grupo de professores de matemática das Séries Finais do Ensino Fundamental, o qual assume a perspectiva de trabalho colaborativo.

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Como Citar

MACIEL, M. do C. C.; LOPES, C. E. A formação continuada de professores de Matemática a partir do trabalho colaborativo centrado na escrita e leitura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 129-138, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.357. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/357. Acesso em: 3 out. 2022.

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