Análise de Produtos Educacionais sobre o Ensino de Matemática realizados no âmbito do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave: Produtos Educacionais, Mestrado Profissional, Ensino de Matemática

Resumo

O presente texto visa mapear e caracterizar os Produtos Educacionais produzidos e defendidos, no último quadriênio (2017 a 2020), no âmbito do Programa de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, ​​em especial sobre o Ensino de Matemática.  Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de tipologia Estado do Conhecimento e Análise Documental. Com a realização deste estudo, foi possível perceber, que hoje há critérios bem definidos sobre o que são produtos educacionais e suas principais características, mas que ainda há alguns desafios a serem superados. Dentre os resultados, observamos que houve ausência de Produtos Educacionais relacionados ao nível Educação Infantil e o foco temático Grandezas e Medidas, sendo assim acreditamos que é preciso avançar nesses estudos, considerando que este nível também é contemplado na área de ensino e a referida unidade temática supracitada está incorporada na BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Considerações sobre Classificação de Produção Técnica – Área de Ensino, Brasília, 2016.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área - Ensino, Brasília, 2013.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2017.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019a.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019b.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório do Seminário de Meio Termo - Área de Ensino. Brasília, 2019c. BRASIL, CAPES. GT Inovação e Transferência de Conhecimento. Brasília, 2019d.

BRITIS, K. G. A trajetória de uma Educadora Matemática Paulista como curriculista e formadora de professores de matemática. 2017. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

BRITO, A. F. Os Logaritmos no Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo, à Luz da Resolução de Problemas. 2017. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

CACHO, P. do N. Um estudo sobre os erros dos alunos em Cálculo Diferencial e Integral I em um curso de Engenharia Civil. 2017. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

CARRETA, C. L A. O programa nacional do livro Didático. Do conceito de função à função logarítmica: um olhar Sociocrítico. 2017. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

CORSI, S. M. M. Matemática nas questões do ENADE Do Curso de Administração. 2019. Produto Educacional (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

CURI, E; AMARAL, L. H. Dez anos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática: a contribuição da pesquisa para a educação básica. Revista Polyphonía, Goiania. 24, 2, 285, 302, 2013.

CURI, E; CAZIRE, E. S; RÔÇAS, G; RIZATTI, I. M ; ALVES, J. A. P; OLIVEIRA, M. C. A. de; QUARTIERI, M. T; DOMINGUES, R. J. de S. Doutorado Profissional – desafios da implantação dos quatro primeiros cursos da área de ensino. Revista Ciências & Ideias. Rio de Janeiro, 12, 1, 217, 227, 2021.

DIAS, K. M. Sequência de ensino para trabalhar o Intervalo de confiança. 2018. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

ELOY, E. P. Educação financeira nas escolas: uma proposta de Projeto a ser implementado na rede pública estadual de São Paulo. 2020. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

FERREIRA, R. B.. Quadros de análise da adequação didática para materiais curriculares. 2020. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a educação matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 5, p. 99-120, jan./jun. 1996.

OLIVEIRA, S. G. de. Uma Proposta Para Avaliação dos Níveis de Funcionamento dos Conhecimentos em Probabilidade. 2018. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

OLIVEIRA, V. R. de. Formação de professores: escutando a “voz” dos alunos surdos. 2020. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

OLIVEIRA, W. D. C. de. A geometria sob a ótica do Modelo Van Hiele. 2018. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

PADILLA, A. Utilizando a Teoria dos Registros de Representação Semiótica no Ensino dos Números Racionais. 2019. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

PAIVA, A. V. Reflexões sobre a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular. 2019. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

RIBEIRO, F. L. Quadros de Adequação Didática para Análise de Materiais Curriculares. 2018. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

RIZATTI, I.; MENDONÇA, A.P.; MATTOS,F.; RÔÇAS, G.; SILVA, M. A. V. da; CALVALCANTI, R. J.; OLIVEIRA, R.R. de. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: docência em Ciências. Curitiba, v. 5, n. 3, p. 1-17, 2020.

RÔÇAS, G.; BOMFIM, A. M. do. Do embate à construção do conhecimento: a importância do debate científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 3-7, 2018.

RÔÇAS, G.; MOREIRA, M. C. A.; PEREIRA, M. V. “Esquece tudo o que te disse”: os mestrados profissionais da área de ensino e o que esperar de um doutorado profissional. Revista ENCITEC, v. 8, n. 1, p. 59-74, 2018.

SOARES, G. L. O Reino dos Quadriláteros: uma sequência didática para o ensino de Geometria na Educação Básica. 2017. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

SOUZA, J. R.. A Estatística como ferramenta que viabiliza a crítica e a reflexão: Narrativas de projetos de professores de Matemática. 2019. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

SOUZA, S. B. de.O Ensino da Álgebra no 8 Ano do Ensino Fundamental: Identificando Conhecimentos Básicos importantes para Resolução de Alguns Exercícios. 2019. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

TOLEDO, S. E. R. G.O. de. Jogos para trabalhar a Estocástica nos anos Iniciais do ensino Fundamental. 2018. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

Publicado
2022-05-12
Como Citar
MARTINS, P.; CURI, E. Análise de Produtos Educacionais sobre o Ensino de Matemática realizados no âmbito do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Cruzeiro do Sul. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 3, p. 1-19, 12 maio 2022.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>