Taxa de variação a partir dos infinitésimos no esboço de curvas de funções do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a15

Palavras-chave:

Interpretação Global de Propriedades Figurais, Variabilidade da Função, Noção de Infinitésimo, Representações Semióticas

Resumo

Com o intuito de compreender efetivamente uma curva e o fenômeno que ela retrata, Raymond Duval propõe esboçar curvas de funções a partir da abordagem de interpretação global de propriedades figurais, que consiste em identificar unidades significativas nos registros de representação gráfico e algébrico da curva e articulá-las. Ancorado nessa abordagem, um caminho alternativo para esboçar curvas que utiliza como recurso de articulação entre unidades significativas a taxa de variação instantânea da função calculada e compreendida a partir da noção de infinitésimo, em substituição à ideia de derivada, que é um assunto do ensino superior, é apresentado e trilhado. Além de possibilitar o entendimento da relação entre variação da função e esboço da curva, verificou-se que polinômios do segundo e terceiro graus se mostraram convenientes para o estudo, uma vez que os cálculos implementados na execução das atividades no esboço de curvas estão ao alcance dos alunos nesse nível de ensino.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

PASA, B. C.; MORETTI, M. T. Taxa de variação a partir dos infinitésimos no esboço de curvas de funções do Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 5, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n5a15. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3545. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

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Artigos