Conhecimento dos tópicos matemáticos (KoT) para o ensino de funções na Educação Básica por meio do MTSK: estado da arte das produções entre 2015 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a08

Palavras-chave:

Ensino de Funções, Matemática, Educação Básica, MTSK

Resumo

Os resultados de aprendizagem de funções têm se mostrado cada vez mais insatisfatórios. Uma das formas de avançar na compreensão do conhecimento docente para seu ensino é através da produção científica. O objetivo é analisar o Conhecimento dos Tópicos Matemáticos (KoT) para o ensino de funções na Educação Básica presentes em produções científicas indexadas na Web Of Science entre 2015 a 2020. O referencial teórico adotado foi o Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Trata-se do estado do conhecimento das produções científicas sobre o conhecimento docente para o ensino de funções na Educação Básica, utilizando o instrumento iMTSK. Os conhecimentos identificados contemplam todas as categorias do subdomínio (Definições, propriedades e seus fundamentos; Fenomenologias e aplicações; Registros de representação; Procedimentos). Destacam-se os contextos de aplicação dos conceitos de função que são usados para introduzir os conceitos de domínio, contradomínio, imagem e pré-imagem, bem como para facilitar a compreensão de suas propriedades e definições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, W. R. D. Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study. 2018. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

ARDENGHI, M. J. Ensino e aprendizagem do conceito de função: pesquisas realizadas no período de 1970 a 2005 no Brasil. 2011. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

BENEDITO, L. A. B.; BERNARDES, A. Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. Revista De História Da Educação Matemática, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 76-99, out. 2019.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.

CARRILLO, J.; CONTRERAS, L. C.; CLIMENT, N.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; FLORES-MEDRANO, E.; MONTES, M. Á. (Org.). Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.

CARRILLO-YAÑEZ, J.; CLIMENT, N.; MONTES, M.; CONTRERAS, L. C.; FLORES-MEDRANO, E.; ESCUDEDRO-ÁVILA, D.; VASCO, D.; ROJAS, N.; FLORES, P.; AGUILAR-GONZÁLES, A.; RIBEIRO, M.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model*. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, p. 236–253, set. 2018.

CASSIMIRO, S. R. S.; ALENCAR, E. S.; FLOR, A. S.; SILVA, G. G. A. O conhecimento especializado do professor que ensina medidas de tempo na Educação Infantil: um caso formativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1-25, out./dez. 2021.

ESPINOZA-VÁSQUEZ, G.; VERDUGO-HERNÁNDEZ, P.; ZAKARAYAN, D.; CARRILLO, J.; MONTOYA-DELGADILLO, E. Hacia una relación entre el ETM y el MTSK a traves del concepto de función. In: INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA XX, 2016, Málaga. Anais do XX SEIEM. Málaga: Facultad de Ciencias de la Educación Universidad de Málaga, 2016, p. 197-206.

ESPINOZA-VÁSQUEZ, G.; ZAKARYAN, D.; CARRILLO YÁÑEZ, J. El conocimiento especializado del profesor de matemáticas en el uso de la analogía en la enseñanza del concepto de función. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 21, n. 3, p. 301–324, nov. 2018.

ESPINOZA-VÁSQUEZ, G.; ZAKARYAN, D.; YAÑEZ, J. C. Use of analogies in teaching the concept of function: Relation between knowledge of topics and knowledge of mathematics teaching. CERME, Dublin, v. 10, p. 3288-3295, fev. 2017.

FIORENTINI, D.; NACRATO, A. M.; LOPES, C. S.; FREITAS, M.T.M.; MISKULIN, R. G. S. Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 137-160, dez. 2002.

GUMIERO, B. S.; PAZUCH, V. Knowledge Quartet: dimensões, pesquisas e reflexões sobre o conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 66, p. 268-293, abr. 2020.

HATISARU, V.; ERBAS, A. K. Mathematical Knowledge for Teaching the Function Concept and Student Learning Outcomes. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 15, n. 4, p. 703–722, abr. 2017.

JUSTULIN, A. M.; PEREIRA, F. F.; FERREIRA, A. D. S. Representação gráfica de funções: uma análise das principais dificuldades de alunos do ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 6, p. 301–318, dez. 2019.

KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revistar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista panorâmica, v. 33. p.123-145, maio/ago. 2021.

LIMA, L. A aprendizagem significativa do conceito de função na formação inicial do professor de matemática. 2008. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

MCCRORY, R.; FLODEN, R.; FERRINI-MUNDY, J.; RECKASE, M. D.; SENK, S. L. Knowledge of Algebra for Teaching: A Framework of Knowledge and Practices. Journal for Research in Mathematics Education, v. 43, n. 5, p. 584–615, nov. 2012.

MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações. 2014. 147f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá.

MORIEL JUNIOR, J. G. Rede de Conhecimentos Especializados Ativados em Formação Docente para Responder a um Porquê Matemático sobre Divisão de Frações. Acta Sci, Canoas, v. 23 n.1, p. 193-224, mar./abr. 2021.

MORIEL JUNIOR, J. G.; ALENCAR, E. S. Pesquisa e formação docente com MTSK em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Research, Society and Development, Curitiba, v. 5, n. 7, p. 7687-7702, jul. 2019.

MORIEL-JUNIOR, J. G.; CARRILLO, J. Explorando indícios de conhecimento especializado para ensinar Matemática com o modelo MTSK. In: INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA XVIII, 2016, Málaga. Anais do XVIII SEIEM. Salamanca: SEIEM, 2014, p. 465–474.

PAZUCH, V.; RIBEIRO, A. J. Conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função: uma revisão de literatura Professional knowledge of mathematics teachers and the concept of function: a literature review. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 465-496, abr. 2017.

REZENDE, W. M. O conhecimento do professor de matemática sobre funções reais. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Recife. Anais do XIII CIAEM-IACME, Recife: CIAEM-IACME, 2011, p. 1–10.

RODRÍGUEZ-FLORES, A.; PICADO-ALFARO, M.; ESPINOZA-GONZÁLES, J.; ROJAS-GONZÁLEZ, N; FLORES-MARTÍNEZ, P. Conocimiento común del contenido que manifiesta un profesor al enseñar los conceptos básicos de funciones: un estudio de caso. Uniciencia, v. 30, n. 1, jan. 2016.

RODRÍGUEZ-FLORES, A.; PICADO-ALFARO, M.; ESPINOZA-GONZÁLES, J.; ROJAS-GONZÁLEZ, N. El conocimiento especializado de un profesor de matemáticas: Un estudio de caso sobre la enseñanza de los conceptos básicos de función. Uniciencia, v. 32, n. 1, p. 89-107, jan. 2018.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANTOS DE SOUZA, J. S.; SOUZA, L. D. O. A definição de função: operacionalizar para articular e articular para compreender. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 125–148, mai. 2018.

SOUZA, R. P. D. A construção do conceito de função através de atividades baseadas em situações do dia a dia. 2016. 99f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Fluminense, Fluminense.

VILAÇA, M. L. C. Pesquisa e Ensino. E-scrita, Nilópolis, v. 1, n. 2, maio/ago. 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Como Citar

VIANNA JÚNIOR, H. C.; CARBO, L.; MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento dos tópicos matemáticos (KoT) para o ensino de funções na Educação Básica por meio do MTSK: estado da arte das produções entre 2015 e 2020. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a08. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3544. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos