PPGECMT: possibilidade, desafio e impacto na qualificação profissional de docentes da área de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias

Palavras-chave: Mestrado Profissional, Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Formação Continuada de Professores, PPGECMT

Resumo

Neste artigo objetivamos apresentar alguns aspectos que permitem compreender os desafios, os impactos e a possibilidade formativa inerente ao trabalho desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias PPGECMT ao longo da quadrienal 2017-2020. Para isso apresenta-se uma breve descrição do curso e de seu foco de atuação para, na sequência, abordar alguns dos resultados alcançados ao longo do quadriênio de 2017-2020. Com base na análise realizada, evidencia-se, por um lado, a grande demanda de professores que buscam a oportunidade de formação complementar junto ao PPGECMT e, por outro lado, a importância do programa para o processo de formação continuada de professores, mediante o estreitamento entre os aportes teórico-conceituais (pesquisa na área de Ensino em Ciências, Matemática e Tecnologias), o desenvolvimento de Produtos Educacionais e o aprimoramento didático-pedagógico dos egressos do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Daiana Estrela Ferreira; SOARES, Luís Havelange. Concepções da profissionalidade na fase de consolidação da carreira docente em Matemática. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n.6, p. 1-22, out./dez. 2021.

BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área: Área 46 - Ensino. Brasília: CAPES, 2019.

GODTSFRIEDT, Jonas. Ciclos de vida profissional na carreira docente: revisão sistemática da literatura. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 19, n. 2, p. 09-17, mai./ago. 2015.

GONÇALVES, José Alberto. Desenvolvimento profissional e carreira docente – Fases da carreira, currículo e supervisão. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 23-36, jan./abr. 2009.

Publicado
2022-05-12
Como Citar
KEMCZINSKI, A.; CLEMENT, L.; PAULETI, M. PPGECMT: possibilidade, desafio e impacto na qualificação profissional de docentes da área de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 3, p. 1-25, 12 maio 2022.
Seção
Artigos Gerais