Pensamento crítico em abordagens de História da Ciência para o ensino de Ciências: uma sistematização de pesquisas nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a02

Palavras-chave:

História da Ciência, Pensamento Crítico, Ensino de Ciências, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

A História da Ciência, considerada pela perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, pode ser um dos modos de abordar o conhecimento científico de forma contextualizada, por meio de atividades que estimulem o pensamento crítico. Este estudo tem o objetivo de investigar e caracterizar as pesquisas nacionais, no âmbito do ensino de Ciências, que têm como base a abordagem de História da Ciência para o desenvolvimento do pensamento crítico em proposições teóricas ou estratégias didáticas. O percurso metodológico salienta as fases da Análise de Conteúdo na pesquisa bibliográfica. Dezessete artigos foram analisados, e apenas cinco deles consideram o pensamento crítico objeto de estudo em suas abordagens, o que representa uma quantidade menor de publicações se comparada aos doze trabalhos que apresentam o pensamento crítico como uma qualidade geral. Esses resultados evidenciam a necessária sistematização das propostas em uma literatura específica, para que as abordagens históricas desenvolvam o pensamento crítico em meio à aquisição de conhecimentos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, G. T. M. História da Ciência no Ensino Médio: caminhos para uma interdisciplinaridade possível. Khronos, Revista de História da Ciência, São Paulo, n. 4, p. 14-31, ago./set. 2017.

AZEVEDO, L. G.; ANTUNES, F. Obstáculos epistemológicos no ensino de Histologia: memórias de um laboratório. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais do XII ENPEC: Diferença, justiça social e democracia. Natal: UFRN, 2019, p. 1-7.

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. O maior erro de Einstein? Debatendo o papel dos erros na ciência através de um jogo didático sobre cosmologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 97-117, abr. 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara dos Deputados. 2011. Série Legislação.

CARDOSO, S. C. Capacidades de pensamento crítico a partir de uma Abordagem Contextual para o ensino de Eletroquímica. 2021. 190f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) ¬¬¬¬— Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Federal Sergipe. São Cristóvão.

CASTILLO, H. G. C.; ARTEAGA, E. G. G. Historia de las Ciencias en la enseñanza de las ciencias: el caso de la reacción química. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 298-313, jul./dez. 2014.

COSTA, S. L. R. et al. Pensamento crítico no Ensino de Ciências e Educação Matemática: uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 145-168, abr. 2021.

COUTINHO, C. P. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2016.

EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de História e Filosofia da Ciência na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2006, p. 3-21.

FONSECA, D. S. et al. Pressão atmosférica e natureza da ciência: uma sequência didática englobando fontes primárias. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 64-108, abr. 2017.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; ANDRADE, D. R.; MESQUITA, N. A. S. Visões de cientistas e atividade científica na obra Ponto de Impacto de Dan Brown: possibilidades de inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 76-98, abr. 2015.

FREIRE, L. I. F. Pensamento crítico, enfoque CTS e o ensino de Química. 2007. 175f. Dissertação (Mestrado em Eeducação Científica e Tecnológica) — Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

HALPERN, D. F. Teaching for critical thinking: helping college students develop the skills and dispositions of a critical thinker. In: [S.n.]. New directions for teaching and learning.: Jossey-Bass Publishers, 1999, p. 69-74.

HIDALGO, J. M.; SCHIVANI, M.; MARTINS, M. S. História e Filosofia na formação docente: trabalhando com animações digitais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 805-850, dez. 2018.

KIPNIS, N. Scientific controversies in teaching science: the case of Volta. In: BEVILACQUA, F.; GIANNETTO, E.; MATTHEWS, M. R. (Org.). Science Educational and Culture. Dordrecht/ Boston/ London: Kluwer Academic Publishers, 2001, p. 255-271.

LEAL, K. P.; FORATO, T. C. M.; BARCELLOS, M. E. Ciência e religião em conflito na sala de aula: episódios históricos como propostas para a formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 235-251, jul./dez. 2016.

LIPMAN, M. Critical Thinking – What can it be? Educational Ledearship, v. 46, n. 1, p. 38-43, 1988.

MALAMITSA, K.; KASOUTAS, M.; KOKKOTAS, P. Developing Greek Primary School student's Critical Thinking through and Approach of Teaching Science which incorporates aspects of History of Science. Science & Education, v. 18, p. 457-468, fev. 2009.

MARTINS, R. A. Sobre o papel da História da Ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, n. 9, p. 3-5, 1990.

MARTINS, R. A. Introdução: a História das Ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006, p. 17-30.

MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of History and Philosophy of Science. [S.n.]. New York: Routlegde, 1994.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.

MATTHEWS, M. R. O tempo e o ensino de ciência: como o ensino de História e Filosofia do movimento pendulr pode contribuir para a alfabetização científica. In: SILVA FILHO, W. J. (Org.). Epistemologia e ensino de ciências. Salvador: Arcádia, 2002, p. 31-48.

NASCIBEM, F. G.; VIVEIRO, A. A. Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência. Revista SBENBio, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1961-1969, out. 2014.

OLIVEIRA, R. A.; SILVA, A. P. B. História da Ciência no ensino: diferentes enfoques e suas implicações na compreensão da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC. Campinas: UNICAMP, 2011, p. 1-12.

PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE Education: mapping a complex field, 40 years on. Science Education, v. 95, n. 4, p. 601-626, jan./jul. 2011.

RAICIK, A. C. A rã enigmática e os experimentos exploratórios: dos estudos iniciais de Galvani à sua teoria da eletricidade animal. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 114-137, jan./jun. 2019.

RODRIGUES JUNIOR, E. et al. Implicações didátcas de História da Ciência no ensino de Física: uma revisão da literatura através da análise textual discursiva. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 769-808, dez. 2015.

SANTOS, A. F.; OLIOSI, E. C. A importância do ensino de ciências da natureza integrado à História da Ciência e Filosofia da Ciência: uma Abordagem Contextual. Revista FAEEBA, Salvador, v. 22, n. 39, p. 195-204, jan./jun. 2013.

SANTOS, E. G.; SCHEID, N. M. J. História da Ciência na Educação Básica: contribuições do cinema. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011,Campinas. Anais do VIII ENPEC. Campinas: UNICAMP, 2011, p. 1-13.

SANTOS, T. S.; SILVA, L. H. B. Análises das instâncias curriculares presentes em trabalhos acadêmicos que discutem o pensamento crítico. In: SOUZA, D. S.; SANTOS, J. E. B.; LIMA, M. B.; ROSA, M. C. (Org.). Currículo escolar e formação docente no âmbito do ensino de Ciências e Matemática. Belém: RFB Editora, 2020, p. 195-205.

SIEGEL, H. The rationality of science, critical thinking, and science education. Synthese, v. 80, n. 1, p. 9-41, 1989.

SILVA, C. L. C.; VELLOSO, V. P. Reflexões sobre o ensino de Química e História da Ciência em Nilópolis. Revista Brasileria de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 223-233, jul./dez. 2017.

SILVA, C. P. F.; SILVA, M. D. B.; REIS, A. S. Princesa Isabel e a estequiometria: a contribuição da História da Ciência para o processo de ensino e aprendizagem numa abordagem voltada para a formação de professores. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, São Paulo, v. 18, p. 106-127, out. 2018.

TEIXEIRA, R. R. P. Educação Cietífica, Pensamento Crítico e Argumentação: Relatos de uma experiência com livros de Sagan e Dawkins no ensino médio. EIXO, Brasília, v. 1, n. 2, p. 92-108, dez. 2012.

TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Promover o pensamento crítico dos alunos: propostas concretas para a sala de aula. Porto: Porto Editora, 2000.

TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Estratégias de ensino/aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: propostas e desafios. Revista Latinoamerica de Estudios Educativos, v. 15, n. 1, p. 36-49, jan./jun. 2019.

VIDEIRA, A. A. P.; FRANCISQUINI, M. F. B. A instituição da "Física de Partículas Elementares" como disciplina científica e sua relação com a formação de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 81-96, abr. 2018.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

CARDOSO, S. C.; SILVA, E. L. da. Pensamento crítico em abordagens de História da Ciência para o ensino de Ciências: uma sistematização de pesquisas nacionais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a02. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3538. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos