Botânica na pandemia: uso de pranchas no ensino de Sistemática de Fanerógamas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a05

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino de Botânica, Aulas Práticas, Sistemática de Fanerógamas, Pranchas Morfológicas

Resumo

As aulas práticas de Botânica aumentam o interesse dos estudantes pelo tema, que é considerado de difícil assimilação. Porém, por causa da pandemia, esse sistema precisou ser adaptado. Propomos o uso de pranchas com ilustrações de estruturas vegetativas e reprodutivas para a identificação de famílias botânicas, como alternativa remota para aulas práticas de Sistemática de Fanerógamas. As pranchas continham ilustrações, diagrama e fórmula floral representativas da família. Disponibilizamos também um glossário para as terminologias e bibliografia especializada. Inicialmente, muitos estudantes acharam a atividade difícil, mas, após um acompanhamento, todos foram capazes de finalizar a tarefa com êxito. Os resultados demonstram que os estudantes já tinham o conhecimento para realizar a proposta, mas pelo medo de errar, evitavam as tentativas. Acreditamos que esse modelo ampliou o aprendizado, supriu a necessidade de abordagens práticas no ensino remoto e serviu como alternativa para locais onde as práticas não são uma opção.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

CAMPOS, C. de P. R. S.; SANTOS FILHO, F. S.; SOARES, S. M. N. de A. Botânica na pandemia: uso de pranchas no ensino de Sistemática de Fanerógamas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a05. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3523. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos