Experiences of mediation in a Science Center: implications for the initial training of physics teachers
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a13Palavras-chave:
Mediator, Science Teaching, Science Museums, Non-Formal Education, Teacher TrainingResumo
This work investigated the implications that mediation in a Science Center can promote in initial education of future physics teachers. The qualitative research was carried out with undergraduate who act as mediators in a Science Center integrated with the formative activities of a Federal University in the State of Minas Gerais, and semi-structured interviews were used as a data collection instrument. The interviews were analyzed qualitatively, and it was possible to notice that the performance in the non-formal teaching space has direct implications in the performance of the undergraduates in the classroom, either during the internship period or during their training, in addition to contributing to a broader understanding of teaching and learning processes.
Downloads
Referências
ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos; LAMAS, Adriana Pugliese Netto; CASTRO, Caprioglio de; LOURENÇO, Ariane Baffa. Os espaços não formais e sua relação com a formação de professores no contexto brasileiro. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - ENDIPE, 2012, Campinas. Anais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2012, p. 5173 - 5184.
BACK, Daniele; RADETZKE, Franciele Siqueira; GUNZEL, Rafaela Engers; WENZEL, Judite Scherer. Educação em Espaços não Formais no Ensino de Ciências. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2017, Florianópolis. Anais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017, p. 1 - 10.
BERDNIKOFF, Anatóli Nascimento; SILVA, João Rodrigo Santos da. Os saberes museais dos mediadores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 856-876, 2020.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.
BONADIMAN, Helio; NONENMACHER, Sandra E. B. O gostar e o aprender no Ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 194-223, 2007.
BONATTO, Maria Paula de Oliveira; SEIBEL, Maria Iloni; MENDES, Isabel Aparecida. Ação mediada em Museus de Ciências: o caso do Museu da Vida. In: MASSARANI, Luisa; RODARI, Paola; MERZAGORA, Matteo (Org.). Diálogos & Ciência: mediação em Museus e Centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2007, p. 48 – 55.
BRASIL. Lei Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos – PROUNI, institui o Programa de Educação Tutorial – PET, altera a Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 23 de set. de 2005.
BRASIL. Portaria Nº 343, de 24 de abril de 2013. Altera dispositivos da Portaria MEC Nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial - PET. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1, n. 79, p. 24-79, 25 de abr. de 2013.
BRASIL. Portaria Nº 976, de 27 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1, n. 212, p. 40-42, 28 de julho de 2010.
BRITO, Antonia Edna. (Re) discutindo a formação de professores na interface com o estágio supervisionado. Revista Iberoamericana de Educación, v. 56, n. 2, p. 1-7, 2011.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Carvalho; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Física. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2018.
FREITAS, Sirley Leite; PACÍFICO, Juracy Machado. Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica. EDUCA: Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 2, n. 4, p. 1-17, 2015.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
IBÁÑEZ, Magdalena Castejón. Arte, Museos y maestros: una perspectiva desde la formación del profesorado de educación primaria. ArtsEduca, Castellón, v.29, n. 29, 2021.
JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciências no Brasil. 2006. 317f. Tese (Doutorado em educação). Universidade estadual de campinas, Campinas.
LAU, Matty; SIKORSKI, Tiffany-Rose. Dimensions of Science Promoted in Museum Experiences for Teachers. Journal of Science Teacher Education, v. 29, n.7, p. 578-599, 2018.
LOPES, Rafaela Marques Lopes; LIMA, Andreza Maria de. O bom professor de Física: o que pensam futuros professores? InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 25, n. 50.1, p. 205-222, 2019.
MARANDINO, Martha (Org.). Educação em Museus: mediação em foco. São Paulo: Geenf/FEUSP, 2008.
MARANDINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 811-816, 2017.
MILANESI, Irton. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em Revista, Curitiba, n. 46, p. 209-227, 2012.
MOREIRA, Marco Antônio. Uma análise crítica do Ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018.
OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Os saberes da mediação humana em centros de ciências: contribuições à formação inicial de professores. 2009. 230f. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; FREITAS, Denise de; CALUZI, João José. Quando os Museus de Ciências tornam‐se espaços de formação docente. In: PIROLA, Nenson Antonio (Org.). Ensino de Ciências e Matemática, IV: temas de investigação [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 94-114.
PEREIRA, Brenda Braga. SILVA, Luciano Fernandes. Articulação entre um centro de ciências e a escola: visão de uma professora sobre uma proposta educativa. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, Uberlândia, 2015. Anais. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Física, 2015, p. 1-8.
RICARDO, Elio Carlos. Problematização e contextualização no Ensino de Física. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Carvalho (Org.). Ensino de Física: Coleção ideias em ação. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 29-52.
SILVA, Carlos; FELÍCIO, Helena dos Santos. Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem, e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores. Revista Eletrónica Pesquiseduca, Santos, v. 9, n. 18, p. 357-379, 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2000.
TEMPESTA, Azizi Manuel; GOMES, Luciano Carvalhais. Contribuições de um Museu de Ciências para a formação docente em Física. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n.1, p.78-102, 2017.
TEMPESTA, Azizi; GOMES, Luciano Carvalhais. A contribuição dos Museus de Ciência para a formação inicial. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.
VIEIRA, Valéria M; BIANCONI, M. Lucia; DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, Campinas, v. 57, n. 4, p. 21-23, 2005.
YIN, Robert. Pesquisa Qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.